
O megaempresário Horacio Cartes, 56, da Associação Nacional Republicana (ANR, nome oficial do Partido Colorado), de tendência conservadora, foi eleito presidente do Paraguai nas eleições deste domingo (21). Com a vitória, os colorados, que governaram o Paraguai entre 1947 e 2008, voltam ao comando o país. O segundo lugar ficou com o Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), adversário histórico dos colorados. Cartes assume o cargo em agosto deste ano.
Efraín Alegre reconheceu a derrota na noite deste domingo. “Com a responsabilidade que nunca nos faltou, venho dizer que não foi possível obter o triunfo. O povo paraguaio se pronunciou e nós respeitamos, em um processo transparente, que nós consideramos adequado”, afirmou. Mais tarde, o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Alberto Ramírez Zambonini, confirmou Cartes como “vencedor” das eleições.
Neófito na política, Cartes ingressou no Partido Colorado em 2009, quando a sigla vivia um momento de profunda crise por conta da derrota histórica, no ano anterior, da candidata Blanca Ovelar, que obteve 30,7% dos votos contra 40,8% do ex-bispo Fernando Lugo. Derrotados, os colorados deixaram a presidência após 60 anos consecutivos e se desapoderaram da máquina pública.
Fonte: Uol Noticias