Menos da metade dos candidatos aprovados por cotas raciais na UFPE teve matrícula confirmada

0

Dos 2.185 candidatos aprovados por meio de cotas raciais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), menos da metade, 49,8%, teve a matrícula confirmada na primeira entrada do ano letivo de 2020. A lista, divulgada na quinta-feira (6), diz respeito aos classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nos três campi do estado.

No total, 1.089 candidatos foram aprovados pela Comissão de Heteroidentificação, que valida a autodeclaração de preto, pardo ou indígena escolhida pelos cotistas no momento da seleção. Ao todo, 364 deles foram reprovados, o que representa 16% dos aprovados no Sisu.

A universidade também divulgou o número de candidatos que, mesmo tendo sido aprovados, sequer compareceram ao ato da matrícula. Foram 732 pessoas, no total. Esse número é equivalente a 33,5% do número geral de cotistas raciais aprovados no Sisu.

A UFPE informou que os candidatos que passaram por uma ou pelas duas comissões e não encontraram o nome nas listas publicadas dos campi Recife, Caruaru e Vitória podem recorrer do resultado. O recurso pode ser solicitado até a sexta-feira (7), pela internet.

Problema reincidente
Em 2019, 280 pessoas foram impedidas de ingressar na universidade após passarem pela Comissão de Heteroidentificação. Foi a primeira vez que a instituição adotou uma avaliação prévia antes da matrícula dos cotistas. Eles chegaram a fazer um protesto contra o resultado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome