Miguel Coelho e Silvio Costa Filho são nomes ventilados para o senado na chapa de João Campos

0

O ano de 2024 chega com disputa para prefeito em todos os municípios do Brasil, em alguns deles as atenções estão voltadas também para as eleições de 2026. Na capital do estado de Pernambuco o prefeito João Campos corre atrás da reeleição já no primeiro turno, porque não basta vencer, é preciso convencer que tem potencial para o confronto contra Raquel Lyra em 2026.

O prefeito enfrenta dificuldades nesse período de pré-campanha, precisa definir um nome do vice que seja de sua confiança. Essa foi a receita adotada por Miguel Coelho em 2020 para entrar na disputa de 2022, com alguém de sua inteira confiança, no caso, o atual prefeito de Petrolina Simão Durando. É o que Campos vai fazer no Recife, pra não ter nenhuma surpresa desagradável.

A escolha do vice de João Campos em 2024 vai dar menos dor de cabeça que a montagem da chapa de 2026, isso porque até esse momento João já tem ao menos três potenciais nomes só para o senado. Além do Humberto Costa que vai tentar a reeleição, já existe uma pré-candidatura antecipadamente lançada, que é de Miguel Coelho e ainda tem o ministro Silvio Costa Filho.

Para 2026 o prefeito do Recife sendo reeleito em 2024, contará com uma vaga aberta para a majoritária. Enquanto se discute nomes para o senado, ainda tem a vaga de vice. Lembrando que o PT de Humberto Costa quer a vice este ano, resta saber se manterá o mesmo desejo em 2026. No momento, já é dado como certo que o adversário de Raquel Lyra será João Campos.

Voltando a disputa para o senado em 2026, Humberto Costa teria a prioridade de Campos por ser do PT. Nesse caso restaria apenas uma vaga, vai ficar com ela para a disputa quem estiver em melhores condições eleitorais. Silvio Costa Filho com alcance na região onde Humberto já está, ou Miguel Coelho com potencial do sertão e de ex-prefeito da terceira maior cidade do estado.

Vamos aguardar o que ainda pode vir por aí nas discussões políticas deste ano, lembrando que tudo o que for feito ou acordado visando as eleições de 2024, terá como propósito repercutir em relação às eleições de 2026. Na verdade, não haverá vaga para três nomes onde só cabe dois. Miguel e Silvinho vão ter que batalhar bastante para garantir essa vaga, já João não terá dificuldade pra fazer a escolha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome