A moda praia brasileira faz muito sucesso ao redor do mundo, com seus biquínis pequenos e maiôs mais ousados, o Brasil dita tendência nesse segmento há anos. Mas, mesmo com essa importância que os trajes de banho brasileiros possuem, muitas pessoas não conhecem a história da evolução dessas peças ao longo dos anos.
Esse moda praia do país tropical basicamente seguiu a evolução das tendências mundiais, mas algumas questões culturais fizeram com que certas peças ganhassem mais destaque e consequentemente fossem adaptadas para atender o gosto das brasileiras.
Conhecer essa história é fundamental para entender as peças que encontramos hoje nas praias brasileiras e é exatamente sobre essa evolução dos trajes de banho no Brasil que este artigo falará hoje, confira:
A evolução dos trajes de banho ao redor do mundo
Para que os biquínis e maiôs fossem o que conhecemos hoje, foi necessário muita evolução, mesmo que ela tenha acontecido a passos bem lentos. Antes do século XIX, as idas às praias eram algo considerado masculino, afinal, não existiam roupas de banho para as mulheres.
Com o surgimento do primeiro maiô, no século XIX, essa realidade mudou e as mulheres começaram a frequentar mais as praias e piscinas de clubes. Ao decorrer dos anos, essa peça passou por diversas evoluções, sendo fabricada com tecidos mais confortáveis, cores mais bonitas e se tornando cada vez mais glamurosa.
Somente em 1946, Louis Réard, lançou a primeira roupa de banho de duas peças, o biquíni, que na época ficou conhecido como o menor maiô do mundo. Mesmo com esse lançamento, o biquíni era pouco usado, principalmente por conta da cultura conservadora daquela época, se consolidando como uma roupa de banho de sucesso somente nos anos 70.
A trajetória das roupas de banho no Brasil
O avanço dessas peças de banho também aconteceu de maneira lenta no Brasil, que basicamente importava a moda praia estrangeira para o seu território. No entanto, essa importação do primeiro maiô demorou quase um século, justamente porque os mares não eram considerados ambientes de lazer.
No Brasil, os mares eram destinados ao trabalho pesqueiro e aos navegadores, por isso, havia um grande receio de usar as praias como uma forma de lazer e somente no final do século XIX, as pessoas começaram a se interessar pelas praias.
Com esse interesse nítido da população que vivia em cidades litorâneas, muitos locais começaram a montar clubes com piscinas para a população. Essa mudança de hábito trouxe à tona os maiôs para o Brasil.
Os biquínis brasileiros
Estamos acostumados com o biquíni fio dental sendo totalmente associado ao Brasil, o que mostra que o as mulheres brasileiras adotaram essa peça assim que foi criada, não é mesmo? Na verdade, não!
Em 1948, alguns anos depois da criação, a modelo e atriz alemã Erna Miriam Etz Kaufmann apareceu no arpoador usando um biquíni, e ela foi responsável por trazer a peça ao Brasil, que não foi adotado imediatamente, mas algumas mulheres principalmente as que eram consideradas ‘’modernas’’ passaram a usar o traje na praia.
Só que em 1960, com o governo de Jânio Quadros, o uso de biquíni foi proibido, sendo considerado um crime e a peça parou de ser vista nas praias e piscinas brasileiras.
Biquíni fio dental e a importância da moda praia brasileira
Com o fim do governo as mulheres voltaram a usar a peça, e em 1970 era comum que as mais diversas mulheres usarem biquínis nas praias brasileiras. Ainda assim o maiô ganhou um espaço relevante, sendo adotado por mulheres que eram consideradas mais elegantes.
O verdadeiro ‘’boom’’ na moda praia brasileira foi o surgimento do biquíni fio dental já no final do século XX. Essa peça se tornou uma assinatura do Brasil e se popularizou ao redor do mundo como ‘’biquíni brasileiro’’. Quase sempre sendo usado com um biquíni cortininha, essa peça foi a responsável por levar o Brasil aos holofotes da moda praia e fazer com ele fosse reconhecido como um verdadeiro ditador de tendências das areias.
Entender a evolução da moda praia no Brasil, é fundamental para conseguir enxergar a importância dos biquínis brasileiros na moda praia ao redor do mundo. Muitas tendências da praia como biquíni cropped, asa delta e outras, tem seu ápice quando chegam em território brasileiro e por isso, o que é usado nas praias do Brasil é visto ao redor do mundo.
