Uma moradora que reside na região do Serrote do Urubu, zona rural de Petrolina procurou a redação do Blog do Didi Galvão para relatar uma situação de negligência em atendimento no Posto de Saúde da localidade. A leitora, que se submeteu a uma cirurgia de retirada de vesícula no Hospital Regional em Juazeiro-BA, buscava atendimento para realizar a troca do curativo.
Segundo ela, ao chegar no local para realizar a substituição conforme orientação médica, foi informada por uma atendente que não seria atendida. A profissional teria se recusado a avaliar o curativo, mesmo sem analisar a situação. A leitora destaca que a atendente permanecia sentada, sem realizar qualquer procedimento.
“Eu fiz uma cirurgia de retirada de vesícula no Hospital Regional em Juazeiro-BA, aí eu tive alta vim para casa e o médico orientou que era para eu ficar fazendo os curativos no postinho de saúde da comunidade. Eu fui o curativo no postinho do Serrote do Urubu e chegando lá, a atendente disse que não ia mexer, que não ia fazer o curativo, eu não fui avaliada, ela nem chegou a olhar meu curativo e ela tava sentada sem fazer nada e só disse que não precisava fazer curativo. Disse ainda que eu seguisse as orientações que o meu médico mandou e eu voltei pra casa sem ser avaliada e nem pelo menos ela tirou a fita para dar uma olhadinha como era que tava, eu até pedi pra ver se estava inflamado ou se eu tenho que voltar no médico, ela nem olhou, mandou pra casa e eu voltei sem atendimento.” – diz a mulher.
A situação deixou a moradora sem a devida avaliação médica e sem esclarecimentos sobre o estado dos curativos. Mesmo solicitando uma avaliação para verificar se havia sinais de inflamação, a atendente não teria tomado as providências necessárias.
