9 vereadores sendo eles, Dr. Jorge Cavalcanti presidente do poder legislativo municipal, Neguinho Truká vice presidente, Suzana Freire primeira secretária, Avanildo Barros segundo secretário, ainda, Marcos de Neuma, Zezito Salú, Paulo Gonçalves, Ramsés Sobreira e Barná Russo, compareceram a primeira sessão itinerante da câmara municipal de Cabrobó, a primeira sessão itinerante foi realizada na Escola Pedro Gonçalves. Lideres de comunidades da região, estudantes, donas de casa, professores, agricultores, em fim, gente de diferentes atividades estiveram presentes, falaram dos problemas existentes em suas comunidades, ao mesmo tempo em que, agradeceram e parabenizaram os vereadores de Cabrobó por uma iniciativa de grande importância para o municipio.
O Projeto que institui a câmara itinerante no municipio de Cabrobó é do vereador e presidente da câmara Dr. Jorge Cavalcanti, que tem como objetivo aproximar o poder legislativo das comunidades, fazendo com que o cidadão possa apontar os problemas existentes e ao mesmo tempo, participar das decisões que dizem respeito à vida de cada um. O requerimento que solicitou a primeira sessão da câmara itinerante para a região da Bananeira foi do vereador Marcos de Neuma, o vereador tem vínculos familiares na região e é um dos seus principais redutos eleitorais. Quem tambem esteve fazendo parte da mesa das autoridades foi o ex vereador e hoje, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar Adalberto Torres.
Entre as reivindicações os moradores pediram a ligação de um sistema de telefonia, possibilitando assim que os moradores da região possam se comunicar com seus familiares que moram distantes. Ainda foi pedido por parte dos moradores que a Compesa aumente a vazão da água da adutora da Bananeira, com esse tipo de serviço de melhoramento do sistema de abastecimento da água as comunidades próximas serão contempladas com uma oferta maior da água, o que segundo os próprios moradores a água só chega às torneiras de dois em dois dias. Ainda foi pedido reforma das escolas das regiões, aquisição de materiais, implantação do PSF da região, recuperação das estradas, dos poços e das barragens.
Os vereadores ao fazerem uso da palavra consideraram a importância da comunidade nas discussões dos seus próprios interesses. O vereador Marcos de Neuma autor do requerimento para a realização da sessão, disse ter ficado bastante satisfeito, não apenas pela realização da sessão, sim, pelo comparecimento das pessoas, que apresentaram suas queixas e contribuíram com o poder público, nesse caso, o legislativo, para que de maneira mais rápida possa prestar serviços relevantes à sociedade. Paulo Gonçalves líder do governo na câmara parabenizou a iniciativa do presidente Dr. Jorge por ter apresentado o Projeto que Institui a câmara itinerante, ao mesmo tempo, o vereador Marcos de Neuma como um dos representantes da região. O parlamentar ainda enfatizou que a formula do compartilhamento reforça o exercicio da cidadania, Paulo ainda lembrou que assim como a câmara itinerante será um instrumento participativo da sociedade cabroboense, da mesma forma será o orçamento participativo. Os demais vereadores, Neguinho Truká, Avanildo Barros, Suzana Freire, Zezito Salú, Ramsés Sobreira e Barná Russo, comungam dos mesmos entendimentos, à medida que os problemas existentes em uma comunidade são debatidos pelos próprios moradores e apresentados as autoridades, é possível encontrar as soluções de forma mais rápida, principalmente quando a própria comunidade aponta o que prioridade absoluta.
No encerramento o presidente da câmara Dr. Jorge Cavalcanti agradeceu aos oito vereadores que compareceram, da mesma forma as pessoas que se deslocaram de suas casas em pleno domingo para prestigiarem a primeira sessão itinerante. O presidente ainda disse que tudo o que foi debatido e discutido, bem como, as reivindicações de cada comunidade serão transformados em um único documento, sendo que, cada problema, será levado ao órgão que compete à solução.




