O Movimento Passe Livre (MPL) convocou para as 13h desta quarta-feira, 26, um protesto em frente à Câmara Municipal de São Paulo para pressionar os vereadores a abrirem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes. A auditoria, caso seja instalada pelo Legislativo, investigará a “caixa-preta” dos gastos da Prefeitura com as empresas e as cooperativas responsáveis pelo serviço de ônibus na capital.
Em sessão na terça-feira, 25, a base governista conseguiu adiar a votação para a criação da CPI. Mais cedo, o prefeito Fernando Haddad (PT) havia almoçado com a bancada petista na Câmara, desfavorável à comissão, que pode desgastar o governo municipal.
O MPL, em uma nota colocada em sua página no Facebook, divulgou que “ninguém sabe direito o que acontece com o nosso dinheiro quando ele passa para as empresas” de ônibus. “Por que reduzir os impostos que elas pagam se elas já recebem centenas de milhões dos cofres públicos sem qualquer controle da população? Precisamos saber a verdade por trás dessa máfia dos transportes e mexer no lucro dos empresários, responsáveis pelo sofrimento cotidiano da população”, informou o movimento.