No mês do aniversário de Cabrobó, o Blog do Didi Galvão estará produzindo uma série de matérias para comemorar o aniversário da cidade

0

No dia 11 de Setembro de 2020, Cabrobó completa 92 anos de remancipação político-administrativa, e para comemorar o aniversário do município, o Blog do Didi Galvão estará postando matérias, enaltecendo as belezas e histórias de nossa terra.

A origem do município de Cabrobó vem de 1762, quando uma paróquia foi criada numa aldeia indígena existente na região, tendo como primeiro vigário o padre Gonçalo Coelho de Lemos.

O Distrito foi criado através de Alvará datado de 14 de novembro de 1786 e a Vila foi criada pela Lei Provincial nº 345, de 13 de maio de 1854. Através da Lei Estadual nº 597, de 7 de maio de 1903, Cabrobó foi elevada à categoria de cidade. A Lei Estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928, criou o Município, que foi instalado 1 de janeiro de 1929. Seu território pertencia ao antigo município de Boa Vista (hoje Santa Maria da Boa Vista).

Segundo registros históricos, inicialmente viviam na região índios das tribos Truká e Pancararus. O nome Cabrobó é de origem indígena e significa “árvore ou mato de urubus”. Vem de “caa” – árvore e “orobó” – urubu. O povoamento de Cabrobó teve início na metade do século XVIII, em torno de uma aldeia de índios. Cabrobó é conhecida como “Terra da Cebola e do Arroz” e também “Terra da Transposição”.

Fique ligado e acompanhe nossas matérias em comemoração aos 92 anos de remancipação político-administrativa de Cabrobó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome