Núcleo da Terra tem temperatura da superfície do Sol, diz estudo

0

Novas medições sugerem que o centro da Terra é muito mais quente do que se pensava anteriormente e que teria uma temperatura de 6.000ºC, semelhante à da superfície do Sol.

O núcleo sólido de ferro é cristalino e está rodeado pelo núcleo externo, líquido e em movimento.

Mas a temperatura na qual esse cristal pode ser formado vinha sendo objeto de um longo debate.

Um novo experimento usou raios X para analisar pequenas amostras de ferro sob uma extraordinária pressão com o objetivo de examinar como esse material cristalino se forma e se funde. Os resultados foram publicados na revista especializada Science.

A análise das ondas sísmicas geradas após os terremotos em todo o mundo pode proporcionar muita informação sobre a grossura e a densidade das camadas da Terra, mas não podem indicar sua temperatura.

Isso deve ser calculado em um laboratório ou a partir de modelos informatizados que simulam o interior da Terra.

Medida crucial

As medições feitas no início dos anos 1990 das ‘curvas de fundição’ – a partir das quais a temperatura do núcleo terrestre pode ser deduzida – sugeriam uma temperatura de cerca de 5.000ºC.

‘Esse era só o início desse tipo de medição, então eles fizeram uma primeira estimativa para determinar a temperatura dentro da Terra’, afirmou Agnes Dewaele, da agência de pesquisas francesa CEA, coautora do novo estudo.

‘Outros pesquisadores fizeram outras medições e cálculos por computador e não se chegou a nenhum acordo. Não é bom para nosso campo de trabalho não conseguirmos concordar uns com os outros’, disse ela à BBC.

Determinar a temperatura do núcleo terrestre é crucial para uma série de disciplinas que estudam regiões do interior do planeta que nunca serão acessadas diretamente – guiando nossos entendimento sobre questões como terremotos ou o campo magnético da Terra.

‘Temos que dar respostas aos geofísicos, aos sismólogos, aos pesquisadores de geodinâmica. Eles precisam de certos dados para alimentar os modelos informatizados’, explica Dewaele.

Fonte: msn.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome