Nutricionista dá dicas de alimentação saudável para o Natal e Ano Novo

1

É possível combinar opções de alimentos mais saudáveis e manter os tradicionais menus de Natal e Réveillon. Substituições simples e que fazem diferença podem ajudar a entrar no novo ano com saúde e bem-estar.

O Blog do Didi Galvão, entrevistou a Nutricionista Cabroboense, Brunna Bernardes, que dá dicas de como manter a dieta nessa época do ano, que é cheia de festas e confraternizações.

Quais alimentos podem ser substituídos na ceia de Natal e Ano Novo?
Panetone o símbolo natalino da ceia de quase toda família. Indico a versão integral, trufado chocolate 70% cacau. Levando mais benefícios para saúde, na forma 0% de conservantes, contendo fibras e mais sabor de forma saudável. Ao invés de fazer uma mesa de frios optarem um banquete de frutas para acompanhar bebidas sem gás e diversidades de oleaginosas para antes da jantar.

Para quem quer comer de forma saudável, qual é o cardápio ideal?
Então não tem segredo. A nutri Brunna Bernardes dá a dica. Saiba montar o prato na hora da ceia. Evite alimentos embutidos, na hora de comer o peru ou chester, prefira sempre o peito em vez da coxa, deixando a pele de lado. Outras opções de proteína animal incluem salmão, bacalhau e frango dependendo do modo de pré-preparo dos alimentos. No acompanhamento, prefira sempre pelas saladas cruas. Para quem não abre mão de comer o pernil, ou carboidratos uma das opções Arroz, farofa, massas. Tente colocar uma pequena porção. Assim, você não passará vontade e conseguirá manter o seu plano alimentar.

As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, avelãs, macadâmia e nozes são comuns nessa época do ano. Quais são os benefícios dela? Como compor esses alimentos num prato principal, por exemplo?
Elas reúnem gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes. Também são ricas em nutrientes como vitaminas A, C, E e do complexo B, ricas em ômega 3, 6 e 9 e de minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio.

As oleaginosas são encontradas em todas as épocas do ano, porem o maior consumo é em comemorações natalinas, em que elas fazem parte de diversas preparações ou até mesmo como petisco antes da ceia, sempre com moderação.

Quais bebidas são mais adequadas para acompanhar a ceia sem sair da dieta?
Na parte das bebidas aposte como opção o suco natural da fruta, água de coco, água aromatizada. Tente evitar bebidas alcoólicas pois elas contêm valor calórico alto.

Nos dias de festas, é recomendado fazer o jejum intermitente e menos refeições Quais benefícios ou malefícios podem trazer?
Não indico. Embora o Jejum Intermitente possa parecer como mais uma das dietas da modinha. Tem sido uma das opções para resultados imediatos para a grande maioria, falo na perda de peso. Primeiro não é indicado para todo mundo! Só para quem já faz acompanhamento nutricional, tem uma alimentação saudável e não obteve sucesso com outras estratégias nutricionais. Deve ser prescrito por um profissional capacitado e acompanhado com muito critério. Um de seus benefícios é que acelera o metabolismo, estimulando a perda de gordura, porque a utiliza como principal fonte de energia, gerando perda de peso. Na qual seus malefícios são desidratação, fraqueza, hipoglicemia… Ganhar  peso com maior facilidade.

Tem alguma dica para não exagerar neste final de ano?
Sim, Nutri dá dicas, pratos tradicionais da ceia de Natal e Ano Novo em geral são engordurados e ricos em calorias. Se consumidos em excesso, podem resultar em um ganho de peso significativo. Devido a diversidades de pratos expostos na ceia à dica é:

– Começar pelas saladas cruas, para ajudar na saciedade.
– Escolha os pratos que mais gosta para saborear com moderação.
– Evite mesa de frios, é lá onde contem alimentos ricos em sódio.
– Evite longo período de jejum para não exagerar na porção.
– Busque por petisco com maior valor nutricional para sua refeição no caso das oleaginosas em geral.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome