Você já ouviu falar em data-driven marketing? Apesar de não ser um termo muito popular, nada mais é do que uma metodologia cujos princípios orientam as empresas por meio de dados.
Dito isto, esta abordagem assume que é necessário obter dados sobre os seus clientes para que possa tomar as melhores decisões.
Portanto, essa abordagem, aliada a algumas estratégias de marketing digital, pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa que busca adequar serviços e produtos, oferecendo aos clientes cada vez mais com base em suas características pessoais.
Então, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre data-driven marketing, e saiba como dar vida a essa abordagem com ferramentas como um software de CRM gratuito, e conheça as possibilidades que sua empresa pode ter quando desenvolvida de forma correta, adequada. Boa leitura!
O significado e o propósito do data-driven marketing
Como mencionado anteriormente, o Data-Driven marketing nada mais é do que uma metodologia, como se fosse um modelo para que uma empresa possa se gerir com base nos dados do cliente quando precisar tomar uma decisão ou mesmo executar um plano de comunicação.
Essa abordagem pressupõe que é necessário o uso de uma ferramenta de vendas para obter dados do público-alvo, porém, informações mais aprofundadas do que costuma acontecer, como dados cadastrais. Você realmente precisa entender o comportamento do consumidor para analisar suas preferências.
Ou seja, é importante ter muito mais informações do que nome, e-mail, telefone, etc. É preciso que de fato, se tenha uma análise do comportamento.
Desta forma, é através desta informação que é possível determinar os fatores que influenciam o consumidor, não só levando-o a comprar, aumentando assim a rentabilidade do seu negócio, como também a estabelecer uma relação com os seus clientes, utilizando um CRM gratis, com o objetivo de fidelizar o público.
Portanto, as empresas que conseguem implementar o data-driven marketing da maneira correta têm importantes benefícios, possibilitando estabelecer uma identidade sólida no mercado e obter maior rentabilidade para investimentos em crescimento e desenvolvimento.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios do data-driven marketing:
- Cortar custos;
- Capacidade de prever;
- Processo otimizado;
- Obtenha uma melhor compreensão do seu personagem.
A aplicação eficaz do marketing baseado em dados garante que todos os benefícios mencionados sejam reconhecidos.
Como implementar o data-driven marketing
Além de entender o significado e entender o que significa Data-Driven, você também precisa saber como implementar essa metodologia e entender a melhor forma de usar ferramentas como o CRM de Vendas para que as empresas tenham os resultados esperados.
Portanto, leia algumas maneiras de implementar a orientação por dados em sua empresa.
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Tenha objetivos claros
A primeira grande questão, e uma das mais importantes na metodologia de implementação e aplicação de qualquer estratégia de marketing, é justamente o planejamento, que envolve a definição de metas e objetivos.
Além disso, são esses objetivos que irão ajudá-lo a dar direção à sua estratégia porque
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Implemente a cultura para todos os funcionários
Para que uma empresa possa crescer e atingir seus objetivos declarados, é importante que todos, desde o dono da empresa até o último funcionário, estejam na mesma página e alinhados. Para isso, é necessário criar uma cultura organizacional e, principalmente, uma identidade da sua empresa.
Assim, além de ter uma boa abordagem, uma boa estratégia e uma boa ferramenta como um sistema de CRM gratuito, a empresa ainda poderá contar com uma equipe melhor e mais unida para realizar todo o seu potencial para o bem comum, que não é nada mais do que a realização dos objetivos propostos.
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Conte com uma plataforma que fornece dados confiáveis
A orientação por dados garante um bom gerenciamento e alcança certos benefícios por meio da análise de dados.
No entanto, para que essa abordagem funcione e para que sua empresa alcance os objetivos desejados, é necessário capturar dados consistentes que vão além de informações básicas como nome, telefone e endereço.
É preciso ter uma plataforma que forneça informações confiáveis, dashboards intuitivos e forneça aos seus colaboradores todos os alicerces necessários para atingir os objetivos desejados com mais facilidade.
Hoje, existem ferramentas que permitem até que sua empresa crie relatórios customizados para que as operações comerciais possam seguir de forma rápida e flexível a partir dos pontos coletados para formar a base do processo de gestão.
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