A Compesa não consegue cumprir seu papel social, nem no abastecimento de água e nem na área de saneamento básico. No entanto, é sempre um ótimo cabo eleitoral para ajudar candidatos opositores. Assim foi em favor dos candidatos que estiveram no campo oposto ao governador Paulo Câmara, inclusive a então candidata Raquel Lyra fez promessas de restruturação da estatal.
A Compesa consegue feito inacreditável de ser ineficiente até onde há abundância de água, como é o caso de das cidades localizadas no Vale do São Francisco. Recentemente, a população de Santa Maria da Boa Vista, ficou sem água nas torneiras durante 5 dias. Para muitos, esse tipo de vergonha mostra a incapacidade de o governo comandar a distribuição de água para as populações.
Mesmo com toda essa dificuldade no abastecimento de água e manifestações de indignação dos moradores, com inevitáveis prejuízos para a economia desses municípios da região do Vale do São Francisco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se mostra insensível à causa e se quer visita aliados no sertão do São Francisco. A governadora Raquel Lyra, trabalha a possibilidade de privatização da estatal.
Neste exato momento a cidade de Petrolina, com a terceira maior população de Pernambuco, localizada às margens do Rio São Francisco, sofre consequências pela ineficiência da Compesa. Vários bairros da cidade estão sem água desde às primeiras horas de hoje, com previsão de normalidade no abastecimento por volta das 17h de hoje. “Infelizmente é uma triste realidade”, diz um morador do bairro Vila Eduardo.
