Oito municípios vão às urnas para eleger prefeitos no dia 30 de outubro; dois deles são Joaquim Nabuco e Pesqueira, em Pernambuco

2

No próximo dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições Gerais de 2022, eleitores de oito municípios também vão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. O pleito municipal ocorrerá nas cidades de Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul no Rio Grande do Sul; Joaquim Nabuco e Pesqueira, em Pernambuco; Canoinhas, em Santa Catarina; Pinhalzinho em São Paulo; e Vilhena, em Rondônia.

No mesmo dia, 156 milhões de brasileiros aptos a votar retornarão às urnas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, o próximo presidente da República. Em 12 estados, ainda haverá segundo turno para governador a exemplo de Pernambuco.

A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro de candidatura cassados pela Justiça Eleitoral. Os que forem escolhidos no dia 30 vão administrar cada município pelos próximos dois anos.

Nos municípios de Pesqueira, no Agreste, e Joaquim Nabuco, na Mata Sul de Pernambuco, estão marcadas as eleições para prefeito no dia 30 de outubro, mesmo dia do segundo turno.

Em Pesqueira, a candidatura de Marcos Xukuru se tornou inelegível por conta de crime contra o patrimônio privado. Os eleitores estão na expectativa para escolher quem vai governar a cidade.

Dois candidatos disputam as eleições no município. Bal (Republicanos). O candidato a vice na chapa é o indígena e advogado Guilherme Araújo (Republicanos). O outro candidato a prefeito de Pesqueira é Doutor Peixoto do MDB. A vice é Maria José, do União Brasil, que já foi secretária municipal de Turismo, secretária de Assistência Social e prefeita de Pesqueira em 2016.

Em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, duas chapas concorrem na eleição suplementar no município, após as candidaturas do prefeito Neto Barreto, e vice-prefeito Eraldo Veloso, serem cassadas. O motivo foi que o candidato a vice foi flagrado jogando dinheiro para eleitores após o resultado das eleições, em 2020.

Um dos candidatos é Charles Batista de Melo, do Solidariedade. O vice é Gilvan Silva Barreto, do mesmo partido. O outro candidato a prefeito é Lirio Júnior, do PSB, e a vice é Elionais de Cássia, do PTB, atual presidente da Câmara de Vereadores.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome