Ontem (14) foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue

0

O avanço da pandemia do coronavírus, que resultou em um estado de alerta da população e nas recomendações de isolamento domiciliar, fez cair drasticamente o número de doações de sangue nos hemocentros de todo o País.

Em Pernambuco, o Hemope tem constatado uma queda brusca nas doações nos últimos meses, chegando em um déficit de 50% do estoque, o que pode prejudicar a assistência à população que precisa passar por cirurgias no Estado.

O Hemope está dentro das condições de higiene propostas contra o coronavírus e tem tomado todos os cuidados de distanciamento recomendados pelo Ministério de Saúde.

Como doar
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos, já os intervalos entre as doações de sangue, são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres.

Data especial
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

 “5º BPM – A sentinela avançada do Sertão!”

Ascom 5º BPM/PMPE | Foto: Sd Zaquel

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome