Orocó: Xadrez político na eleição para prefeito deste ano; há peças importantes que ainda não entraram em cena

0

As eleições municipais deste ano em Orocó no Sertão do Estado, deve ser marcada pela disputa entre jovens candidatos. Tudo leva a crer que no dia 6 de outubro os eleitores farão a escolha entre Ighor Crateú e Ismael Lira, o primeiro pelo grupo situacionista e o segundo pelo grupo de oposição.

Ismael chega com experiência na bagagem de ter sido vereador e candidato a prefeito no pleito anterior, quase derrota o atual prefeito candidato a reeleição. Enquanto que Ighor vem com a experiência de 4 mandatos de vereador, ainda por ter sido presidente da casa legisladora em quatro oportunidades.

Ambos vem avançando na busca por apoios de lideranças para chegar bem na campanha, com isso apresentar aos eleitores quem está com cada um e o que esses apoios significam. Daí a importância de conseguir apoio de ex-prefeitos, uma vez que cada um deles ainda possuem seus grupos políticos.

4 ex-prefeitos de Orocó ainda não definiram posicionamento para as eleições deste ano, um deles tem se colocado como pré-candidato e pode disputar a eleição deste ano. Os outros 3 não fizeram nenhum movimento, o que gera certa expectativa quanto ao destino a ser tomado por cada um.

Para se ter uma ideia da importância que estes ex-prefeitos representam para a política local, juntos somam 30 anos de administração, exatamente a metade dos anos de Emancipação Política de Orocó. Cada um com suas histórias, seus créditos, seus feitos e sua importância no processo eleitoral.

É importante ressaltar que na política também é assim: Para muitos, tão divertida quanto uma partida de xadrez é uma disputa política. Assim como numa partida de xadrez na política vence quem tem a melhor estratégia e joga utilizando-se de todas as peças no tabuleiro. Na política, as lideranças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome