Os caminhos do Ministro Fernando Bezerra Coelho

0

Até o mês de outubro um ano antes das eleições de 2014, prazo previsto pela legislação eleitoral para as filiações de quem quer disputar um cargo, o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho terá que tomar uma difícil decisão, se fica no PSB do Governador Eduardo Campos, ou, se embarca nas fileiras do PT de Dilma e Lula ou então, vai para o PMDB de Michel Temer e Julio Lossio.

O antigo sonho do Ministro FBC em disputar uma candidatura ao Governo de Pernambuco parece que está preste a se tornar realidade, no entanto, a tarefa não é tão fácil, Fernando Bezerra terá que tomar decisões difíceis. Qualquer que venha ser a decisão o Ministro desagradará gregos e troianos, ou seja, aliados e adversários.

PSB – As chances do Ministro em disputar a eleição na condição de candidato ao governo é um pouco mais complicada, na formação de uma aliança tendo como prioridade a eleição presidencial do Governador Eduardo Campos, o partido teria que abrir mão da indicação, sendo assim o nome preferencial para a disputa seria de Armando Monteiro (PTB), sem falar que o atual vice Governador João Lira (PDT), também teria pretensões para uma possível reeleição, ainda como obstáculo a candidatura de FBC dentro da própria sigla, tem o preferido de Campos que é o Secretário Tadeu Alencar.

PMDB – Os principais problemas já nasceriam dentro de sua principal base política a cidade de Petrolina, seu algoz nas ultimas eleições o atual prefeito Julio Lossio também é visto como opção de candidatura ao mesmo cargo, só a engenhosidade política de Lula resolveria o impasse. Sem falar que os principais aliados de Fernando na região são todos ligados diretamente ao Governador, o que dificultaria uma decisão de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças municipais, para uma escolha com quem permaneceria aliados, de FBC ou de Campos.

PT – Na sigla comandada por Lula e Dilma as coisas seriam bem mais fácil, até mesmo porque, as decisões sempre vêm de cima para baixo, o problema seria quanto à formação de uma aliança que possa lhe oferecer um palanque em todas as cidades, da mesma forma garantia de apoios nas bases o que seria um pouco mais difícil.

O caminho mais curto para FBC buscar a realização do antigo sonho de disputar o Governo do Estado, seria então, voltar ao PMDB, que por ironia do destino ou não, entrou nele em 1986 pelas mãos do Governador Miguel Arraes, avô do atual Governador Eduardo Campos, partido pelo qual foi eleito prefeito de Petrolina pela primeira vez em 1992. Para realizar o antigo sonho de disputar o Governo do Estado, o Ministro Fernando Bezerra Coelho vai ter que passar muitas noites sem dormir. Tem um antigo provérbio popular que diz, “não se pode perder a chance de montar em um cavalo selado”, para o Ministro montar no cavalo selado que passa, vai ter que ficar de olhos bem abertos e continuar sonhando acordado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome