O prefeito do município de Vitória de Santo Antão, na zona da mata pernambucana, Paulo Roberto Arruda, recebeu em Brasília a Medalha Amigo da Primeira Infância, em alusão às ações em prol do desenvolvimento infantil na cidade. A cerimônia de entrega da medalha ocorreu na quinta-feira (24), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
O evento contou com as presenças do Ministro da Educação, Camilo Santana, do embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre, e do Senador Fernando Dueire. A medalha foi entregue pela deputada Iza Arruda (MDB), juntamente com a 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputada Maria do Rosário.
“Tive a honra de ser o primeiro pernambucano a receber a Medalha Amigo da Primeira Infância, concedida pela Câmara dos Deputados. Esse prêmio é reflexo de um trabalho conjunto em prol das nossas crianças, em Vitória de Santo Antão. Reafirmamos, com essa premiação, a nossa missão de garantir um futuro brilhante para os pequenos e continuaremos firmes na luta pelas próximas gerações”, afirmou o prefeito Paulo Roberto.
A gestão de Paulo Roberto Arruda tem como destaque o 1° lugar no índice de maior crescimento no IDEB 2021, entre os municípios da Mata Centro de Pernambuco. A prefeitura de Vitória de ST. Antão também conseguiu reduzir em 37% os óbitos de crianças de 0 a 5 anos entre 2018 e 2023, comparando o período pré e pós-emergência sanitária da Covid-19, e diminuiu em 47% os casos de violência na faixa etária de 0 a 4 anos entre 2018 e 2022, tendo como uma das importantes ações a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“No que compete à Primeira Infância, nossa gestão foi responsável por elaborar um Plano Municipal voltado a essa faixa etária, com realização do 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef, com a participação de todas as instituições que garantem os direitos das crianças, e o Programa de Saúde Oral“, afirma.
CEAMI – A gestão atual criou o Centro Especializado de Atendimento Multiprofissional Infantojuvenil (CEAMI), que oferece suporte abrangente para as crianças com necessidades especiais. O centro é especializado no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, como por exemplo, autistas, síndrome de Down e paralisia cerebral. A equipe será composta por médico psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, odontólogo, psicopedagoga e psicomotricista.