Policial Militar da 1ª CIPM -Belém do São Francisco/PE- participa de curso APH em combate realizado em Salvador-BA

0

Foi realizado nos dias 14 e 15 de janeiro na cidade de Salvador-BA, na Sede do Grupamento de Operações Especiais (GOE – GCM) o curso de APH em combate (Atendimento Pré-hospitalar em Combate), ministrado por Pablo Boson, Investigador da Policia Civil da Bahia, Pós-graduado em APH em Combate, Enfermeiro, Coteano e atualmente servindo no Centro de Operações Especiais da Bahia – COE.

O curso contou com a presença de Policias Militares, Guardas Municipais, Policiais Penais, bem como a presença de membros das Forças Armadas. No decorrer das instruções foram repassados aos alunos instruções que visam capacitar o operador de Arma de Fogo a realizar o Atendimento Pré-hospitalar no tempo tático correto, dentro de um ambiente de confronto, bem como se auto atender e atender feridos envolvidos nesse cenário.

A partir das técnicas estabelecidas no protocolo Massivo, Vias Aéreas, Respiração e Calor (MARC), que consiste no controle do sangramento massivo e dos outros fatores vitais.

As causas mais comuns de morte em conflito armado são hemorragias de extremidades, sendo 60% dos casos, pneumotórax 33% e lesões de vias aéreas, com 6%. A partir desses dados, é estabelecida uma lista de prioridades no atendimento, sendo, 1ª – Contenção de hemorragias, 2ª – Manutenção das vias aéreas desobstruídas, 3º – Análise da respiração para prevenção de pneumotórax e 4º – Controle de temperatura.

O conhecimento que nos foi repassado é algo que pode ser determinante para salvar pessoas que necessitam de um atendimento rápido ainda no local da ocorrência, pois na maioria das vezes a Policia Militar é o primeiro órgão público a chegar.” – frisou o CB PMPE Jaelson, lotado atualmente em Belém do São Francisco – 1ª CIPM.

É importante destacar que a capacitação de profissionais gera uma prestação de serviço de melhor qualidade a sociedade. No curso prático os alunos realizaram procedimentos de aplicação de torniquete e preenchimento de feridas, ambos utilizados para controles de sangramento massivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome