A primeira sessão de março na Câmara de Vereadores de Petrolina, após o recesso parlamentar foi realizada em uma quinta-feira (02). Entre as propostas apresentadas, a de maior destaque foi um pedido do presidente da Casa, Aero Cruz (MDB) à governadora Raquel Lyra (PSDB).
O Presidente Aero Cruz usou a tribuna e fez uma reivindicação, a implantação de uma Penitenciária Feminina em Petrolina. Ele fez um relato das condições precárias de funcionamento da cadeia feminina, que funciona no antigo prédio da cadeia pública (Palácio das Mangueiras), e que Petrolina há muito tempo já era para ter um Penitenciária Feminina.
Além de usar a tribuna para fazer esse apelo as autoridades competentes, ele também formalizou a proposta que foi apresentada através do Requerimento n° 081/2023, aprovada por toda a casa, endereçada também à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).
Em Pernambuco só existem quatro Penitenciárias Femininas (Colônia Penal), sendo duas na capital, Recife; uma em Abreu e Lima e a outra na cidade de Buique. E tem duas cadeias femininas, sendo uma em Petrolina e a outra em Verdejante.
A cadeia feminina de Petrolina comporta 49 detentas, e hoje está com 30 mulheres. Elas recebem individualmente um vale mensal de R$ 252,00, para comprar comida e cozinham lá mesmo. Não há lavanderia, cada uma lava a sua roupa. Elas não recebem material de higiene pessoal, eles são levados pelos familiares, e também recebem de doações.

Iniciativa plausível!!É questão de humanidade.Parabéns vereador Aero Cruz!!