PT e PSB, velhos aliados, possíveis adversários.

0

20130418_105520

As eleições de 2014 com possibilidades de confronto entre PT e PSB, mudam o clima entre lideranças dos antigos aliados, os dois partidos já estão juntos desde as eleições de 1988 na cidade de Orocó. Naquele ano juntos elegeram Bosco Bione prefeito do municipio, a aliança permaneceu e em 1992 elegeram Lourinho prefeito. Em 1996 Bosco volta a ser eleito prefeito com o petista Zé Preá sendo o companheiro de chapa, para a reeleição de Bosco em 2000 e com a desistência de Zé Preá em concorrer, o partido indicou o vereador Luiz Bernardino sem que, conseguissem êxito. Em 2004 mais uma vez estiveram juntos outra vez perderam. Em 2008 e 2012 um petista o atual prefeito liderou a aliança, até agora tudo bem, no entanto, as divergências começaram a serem colocadas na tribuna da câmara.

Luiz Bernardino um dos fundadores do PT no municipio de Orocó fez algumas considerações acerca dos recentes posicionamentos do governador Eduardo Campos, segundo Bernardino é justo que o governador tenha pretensões no campo nacional, o que não é justo são declarações afirmando que o PT não tenha dado ao PSB os merecidos reconhecimentos. Lembrou o vereador petista que no caso dos precatórios que a mídia relacionou os nomes do líder Miguel Arraes e de seu neto o governador Eduardo Campos, o PT permaneceu aliado, tanto que, na derrota de Arraes para Jarbas em 1998, o partido estava com ele, “Arraes”. Para Luiz Bernardino, Eduardo Campos era um nome desconhecido, até o momento em que o presidente Lula, o nomeou e dando-lhe total autonomia para o cargo de ministro de estado da Ciência e Tecnologia. O ministério, segundo o petista, deu a Campos condições e notoriedade para a disputa das eleições de 2004, quando o PT liderado por Lula ajudou a eleger Eduardo Campos governador de Pernambuco, não bastasse isso, Bernardino lembra que o presidente Lula foi um leal companheiro de Campos a ponto de garantir sua reeleição.

Junior Bione (PSB), disse não concordar com as colocações do petista Luiz Bernardino, primeiro porque o caso dos precatórios foi julgado e comprovado a inexistência de culpabilidade por parte dos lideres socialistas Arraes e Campos. Ainda disse Bione, também não jogamos pedra nos petistas no caso do mensalão, o maior escândalo de corrupção que se tem conhecimento na historia do país, em que petistas são acusados da pratica de desvio de conduta. Junior lembra para o colega e ainda aliado, que as eleições é só em 2014, muita coisa ainda vai acontecer, não é hora de atirar areia no ventilador, Junior acredita na permanência da aliança, uma vez que, segundo o parlamentar socialista, o que se comenta nos bastidores não condiz com o que é divulgado.

Ainda na sessão em que compareceram 8 dos 9 vereadores, o parlamentar Josenaldo Barros (Jorge de Neuzinho), denunciou a falta de compromisso da administração com a educação, segundo o vereador de oposição ele foi procurado por vários proprietários de embarcações locadas pelo municipio para o transporte de alunos que moram nas ilhas e estudam na sede do municipio, os mesmos denunciam atrasos nos pagamentos, o que comprometem a permanência dos serviços prestados. Jorge disse não acreditar que o mesmo tratamento seja dado a outros tipos de locações, aí o vereador do PR, fez uma denuncia, que veículos de propriedade do próprio prefeito, sendo uma caminhonete D-20, um veiculo para transporte de passageiros e uma caminhonete S-10 sejam locados na prefeitura. Junior Bione (PSB) líder do governo na câmara lembrou ao oposicionista que a S-10 pertence a uma locadora, contratada exclusivamente para o gabinete do prefeito.

Vereador Luiz Bernardino (PT) demonstrou indignação com a forma de tratamento por parte da Chesf e da Codevasf em relação ao reassentados do lago de Itaparica, segundo ele a mais de 20 anos que as lideranças dos Projetos de Irrigação, Brígida, Fulgêncio e Pedra Branca, não contam com a assistência técnica adequada. Disse ainda que, quando levam as demandas para esses órgãos o que acontecem são o chamado jogo do empurra e em empurra, sem que ninguém resolva o problema e as conseqüências são cada vez maiores para as familias desses projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome