Foi realizada nesta terça-feira (07/11) a 15ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 8 dos 9 vereadores.
Os vereadores que fizeram uso da tribuna como também de apartes, apresentaram indicações e requerimentos para que ações sejam realizadas no município, e cobranças à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para que a estatal apresente esclarecimentos acerca da qualidade da água para consumo humano disponibilizada ao povo de Orocó.
DESTAQUES:
A vereadora Maria Eduarda, pediu que a Compesa possa está realizando uma divulgação sobre a qualidade da água para consumo humano, destacando que a empresa presta serviço ao cliente e que não é ofertado de forma gratuita. A parlamentar apresentou ainda dois Projetos de Leis, para garantia de direitos do povo orocoense.
O vereador Patrício do Projeto, solicitou esclarecimentos por parte da Compesa e da ANA sobre a qualidade da água do Rio São Francisco. Apresentou uma indicação ao Governo Estadual para construção de uma academia da saúde no Projeto Zé Preá, construção de escola para alunos do 6º ao 9º ano, e uma balança rodoviária na entrada do Projeto Zé Preá. O parlamentar ainda pediu respeito por parte da administração municipal, as pautas levantadas pelo Poder Legislativo.
A vereadora Valkíria Amando comentou sobre a situação da escola PETI, solicitou que o Prefeito forneça apoio financeiro aos atletas que participarão de peneiras em outros Estados. Solicitou da Secretaria de Assuntos do Projeto que seja providenciado o tratamento das águas do Projeto Zé Preá, e ainda a conscientização da população para evitar a poluição dessas águas. Apresentou indicação para a construção de dois campos society, um na sede e um no projeto. E ainda um requerimento solicitando esclarecimentos da Compesa sobre a qualidade da água.
O vereador Hélio de Zefinha apresentou um pedido à administração municipal, para que esforços sejam feitos com a finalidade de providenciar a recuperação das estradas da zona rural, principalmente na região da Umburana, antes que chegue o período chuvoso.