Quem está de olho nas eleições de 2026?

0

Ninguém tem dúvidas de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai disputar a reeleição em 2026, Lula vai estar com 81 anos de idade e segundo ele, pronto e preparado para novos embates. Resta saber se a chapa de 2022 será reeditada ou se Alckmin vai arriscar retornar ao Governo de São Paulo, e com isso abrir espaço para fortalecimento da aliança com outros partidos.

Saindo do plano nacional e analisando o cenário político no Estado de Pernambuco, todas as apostas são feitas envolvendo os nomes de Raquel Lyra e de João Campos. É lógico que se tratando da disputa pelo Governo de Pernambuco, resta saber quem vai compor com os dois suas respectivas majoritárias e aí tem espaço para mais três nomes.

Raquel Lyra atual Governadora de Pernambuco, deve manter Priscila Krause na vice ficando abertas apenas vagas para o Senado. Uma delas deverá ser ocupada por Fernando Dueire que vai tentar a reeleição de senador, com isso Raquel garante apoio do MDB a sua reeleição, e a outra vaga será vista como reserva para a governadora atrair novos aliados para sua base.

João Campos prefeito do Recife vai primeiro passar pelo teste da reeleição na capital, tudo acontecendo conforme o planejado pelo PSB, ele termina o pleito deste ano já se preparando para o de 2026. Ele já tem ao menos três aliados com poder de fogo para compor a majoritária de 2026, o atual senador Humberto Costa e ainda Silvio Costa e Miguel Coelho.

Na corrida pelas vagas de senador, Humberto tem a vantagem de ser do partido de Lula e de tentar a reeleição, enquanto a outra vaga será disputada pelo ministro Silvio Costa Filho e pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho. Conforme resultado das eleições de 2022 o eleitor pernambucano deixou um recado, por isso João vai ter que pensar duas vezes antes de compor chapa sem presença feminina.

Miguel Coelho ainda não deu nenhuma demonstração de fortalecimento dentro de seu partido, a exemplo de Humberto Costa no PT e Silvio Costa Filho no Republicanos. Todos os dias esses mostram força apresentando novos aliados como pré-candidatos a prefeito de suas respectivas cidades, enquanto isso Miguel só tem como aliado o prefeito de Petrolina.

Pra se credenciar como potencial candidato a uma vaga na majoritária de 2026, tem que sair fortalecido do pleito eleitoral para escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores neste ano. Humberto Costa com o PT; Silvio Costa Filho com o Republicanos e Fernando Dueire com MDB, estão fazendo a parte de cada um, falta Miguel Coelho com o União Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome