QUEM SOFRE COM A POLUIÇÃO DOS RIOS: OS RIBEIRINHOS OU TODA POPULAÇÃO.

0

Geralmente o mercúrio é utilizado na mineração para separar o ouro nos rios. Se um peixe contaminado por mercúrio for ingerido por pessoas, este peixe contaminado pode levar estas pessoas até a morte se não tomarem providências imediatas.

A água pode ser infectada por organismos patogênicos existentes nos esgotos. Assim ela pode conter:

·    Bactérias- Provocam infecções intestinais epidérmicas e endêmicas (febre tifóide, cólera, leptospirose etc);

·         Vírus- Provocam hepatites, infeccões nos olhos etc;

·         Protozoários- Responsáveis pelas amebíases etc;

·         Vermes- Esquistossomose e outras infecções.

 

Para que toda essa devastação ao meio ambiente seja ao menos amenizada é preciso que algumas medidas sejam tomadas, como por exemplo:

Um interesse maior por parte do governo em fiscalizar e punir severamente os navios que derramam impunemente petróleo e poluentes químicos na água dos oceanos, associado ao controle do lançamento clandestino de esgotos nos rios, esgotos provenientes de indústrias amenizaria em grande parcela a diminuição dessa poluição. Uma outra alternativa seria uma redução no uso de fungicidas que aplicadas nas lavouras atingem os rios intoxicando os peixes e consequentemente afetando a saúde do homem.

 

Como fruto da atuação do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição dos rios.

As fontes de poluição das águas dos rios resultam, entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais, escoamento da chuva das áreas urbanas e das águas do retorno de irrigação. Desse modo, principalmente no atual século, o grande crescimento populacional e o desenvolvimento industrial, além do uso, cada vez maior, de fertilizantes químicos e inseticidas nas lavouras têm causado sérios danos aos rios e à vida de modo geral.

Além desse fato, muitos outros são causadores da poluição dos rios:

Os inseticidas usados nas lavouras, que destroem os fictoplanctos existentes nos rios, o qual é responsável pela renovação de 70% do oxigênio da atmosfera.

Os sedimentos que são transportados para os rios pelas enxurradas, em decorrência das práticas agrícolas que não se preocupam com a conservação do solo. Esses detritos não deixam a luz do sol penetrar na água, dificultando as formas de vida subaquática.

Quando é ultrapassada a capacidade de autodefesa da água em sanear os detritos, em virtude do excesso de esgoto despejado nos rios, ocorre o aparecimento de gases nocivos à vida aquática.

Nos últimos anos vem-se agravando a poluição nos rios, causada pela poluição industrial. Em várias partes do mundo ocorre envenenamento de pessoas, causada pela presença de produtos químicos nocivos nas águas fluviais.

As consequências da poluição do São Francisco são drásticas. Inicialmente surge o problema da alimentação de milhares de pessoas que vivem da pesca ao longo desse rio, além de interromper o ciclo biológico, pois em um curto tempo ocorrerá à morte da flora marginal, que afetada, poderá causar a queda de barreiras, dificultando a navegação.

Nos rios, a poluição existente e a concentração de coliformes constitui mesmo uma ameaça. Mas não é tudo. O esgoto é composto por grandes quantidades de matéria orgânica e organismos patogênicos e ainda sais minerais, que chegando sem tratamento a um rio, a matéria orgânica é degradada, consumindo muito oxigênio. Os organismos patogênicos sobrevivem e os sais minerais alimentam a flora existente que se reproduz rapidamente e em alguns casos, produz substâncias tóxicas. O tratamento dos esgotos eliminaria os organismos patogênicos e facilitaria o controle do desenvolvimento das plantas fluviais, aumentando a quantidade de oxigênio na água.

Do tratamento de esgoto, poderíamos retirar um adubo. O processo adotado retira os nutrientes do esgoto, concentrando-os no material sólido, o qual, após tratamento se transforma em um excelente condicionador de solos. É uma importante fonte de matéria orgânica e pode ser utilizado para reduzir as quantidades de fertilizantes químicos, melhorar as características físicas do solo, acrescentar micronutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, melhorando a produtividade do agricultor, e o melhor é que evita a intoxicação de rios próximos. Basta usar a cabeça !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome