Quilombo de Inhanhum, no interior de Pernambuco, recebe programação do projeto Ler Pra Ser

0

O Quilombo de Inhanhum, que integra os mais de cento e cinquenta áreas de comunidades quilombolas em Pernambuco recebe, a partir desta terça-feira (11), as atividades culturais do Projeto Ler Pra Ser. A ação inclui oficina de contação de história e mediação de leitura. O projeto, realizado pela Liga Criativa, por meio da produtora cultural Eliz Galvão, é destinado para crianças, adolescentes, jovens e adultos do quilombo e de comunidades rurais. O evento é gratuito, e deve atender aproximadamente 200 famílias que moram na área.

Nesta terça-feira, a primeira atividade será uma oficina de contação de histórias, para crianças da comunidade quilombola, entre 8 e 12 anos de idade. A formação será ofertada na Escola Professor Cassimiro, das 8h30 às 11h30. Ao todo, serão três dias de vivências e contato com o universo literário. A atividade será ministrada pelo arte-educador, Anderson Abreu, que vai proporcionar um momento de descontração, risos e alegrias para os pequenos.

Na quarta-feira (12), o projeto vai proporcionar uma oficina de mediação de leitura para educadores, artistas, agentes culturais de comunidades quilombolas e rurais de Santa Maria da Boa Vista. A capacitação será realizada em dois dias. No primeiro encontro, será das 9h às 16h. Já o segundo, inicia-se às 9h e segue até às 12h, também realizado na mesma escola. A formação será ministrada pelo educador Guga Bezerra.

A programação inclui, ainda, a doação de uma biblioteca móvel, montada sob uma caixa de madeira e com rodas instaladas, que será doada à própria comunidade, gratuitamente. Dentro dela, vai um acervo com mais de 45 títulos, que poderão ser apreciados pela própria comunidade.

Dentro da agenda do evento, que se estenderá até quinta-feira (13), sempre com ações no turno da manhã, haverá, também, o lançamento da Revista Inspiração, que reúne um conjunto de fotografias, textos e experiências de espaços de leituras em várias regiões de Pernambuco. Na ocasião, os participantes das oficinas serão contemplados com um exemplar.

O trabalho, que tem como estratégia promover a alfabetização, desenvolvimento educacional e valorização da rica herança cultural da ancestralidade presente na localidade, é realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome