Raquel Lyra exonera secretário executivo de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção a Violência

0

A governadora Raquel Lyra (PSDB) exonerou, nesta sexta (1º), Flávio Rodrigues de Oliveira do cargo de secretário executivo de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção a Violência. Ele liderava a secretaria desde a saída de Lucinha Mota (PSDB), que entregou o cargo para tomar posse como vereadora de Petrolina, em outubro de 2023.

O Governo de Pernambuco ainda não nomeou outra pessoa para o cargo, nem informou se outra pessoa deve assumir temporariamente.

Além de Flávio Rodrigo, também foi exonerada a secretária executiva de Promoção da Equidade Social. Patrícia Vitória Bezerra Caetano deixou o cargo a pedido, de acordo com a publicação do Diário Oficial desta sexta.

Mudanças anteriores em secretarias

20 de julho de 2023: às vésperas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o músico Silvério Pessoa deixou a Secretaria de Cultura, alegando “razões pessoais”. Um mês depois, a ex-secretária de Turismo do Recife Cacau de Paula — que é filha do ministro da Pesca, André de Paula (PSD) — assumiu a secretaria.

29 de julho de 2023: a filósofa Regina Célia Barbosa e o engenheiro agrônomo Aloisio Ferraz saíram, respectivamente, das secretarias da Mulher e do Desenvolvimento Agrário. Os motivos das exonerações não foram informados. Em 2 de agosto, 14 funcionárias da Secretaria da Mulher tinham sido exoneradas.

26 de agosto de 2023: o engenheiro Evandro Avelar deixou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), sendo substituído pelo então secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra.

30 de agosto de 2023: a delegada Carla Patrícia deixou a Secretaria de Defesa Social. No lugar dela, foi nomeado o delegado da Polícia Federal Alessandro Carvalho, que já tinha exercido o cargo nas gestões dos ex-governadores Eduardo Campos (PSB), Paulo Câmara (PSB) e do pai de Raquel Lyra, João Lyra (PSB).

19 de outubro de 2023: a secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Lucinha Mota (PSDB), deixou o cargo para assumir como vereadora de Petrolina, no Sertão. Ela é a mãe de Beatriz Angélica Mota, morta a facadas aos 7 anos, em 2015, e assumiu o cargo depois de uma decisão judicial.

1º de novembro de 2023: Carolina Cabral, secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, assumiu a Secretaria de Projetos Estratégicos, ocupada de forma interina desde o início da gestão por Marcelo Bruto, que fez parte de gestões do PSB. No lugar dela, assumiu interinamente o secretário executivo de Assistência Social, Carlos Braga.

3 de fevereiro de 2024: a governadora anunciou o engenheiro civil Rodrigo Ribeiro para chefiar a Secretaria de Projetos Estratégicos, após Carolina Cabral pedir para deixar o cargo.

7 de fevereiro de 2024: nome ligado ao PDT, partido da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o administrador de empresas Ismênio Bezerra foi anunciado como novo secretário de Criança e Juventude, área que estava sendo gerida de forma interina por Carlos Braga e que foi desmembrada da secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas.

19 de fevereiro de 2024: três nos secretários foram anunciados. Carlos Braga, na secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas; Rodrigo Ribeiro, na secretaria de Projetos Estratégicos; e Paulo Paes na recém-criada secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome