Resumo da 10ª Sessão do 1º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó

0

Foi realizada nesta terça-feira (18/04) a 10ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais, tem conduzido os trabalhos legislativos.

Os vereadores que fizeram uso da palavra apresentaram demandas da população de diversas localidades, e comentaram sobre a não votação do parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, referente ao exercício financeiro de 2019 do Prefeito de Orocó, George Gueber.

Ighor Crateú, Presidente da Câmara de Vereadores, ao fazer uso da palavra destacou que a falta quórum para apreciação da prestação de contas do gestor municipal, impossibilitaria a votação, apresentou demandas da população e destacou a importância da implementação do Programa Moradia Legal em Orocó.

Como presidente da casa legislativa, devo informar que a Câmara enquanto instituição cumpriu todos os prazos e recomendações necessárias para que hoje pudesse esta sendo julgada a prestação de contas do gestor municipal, com a saída de alguns membros do plenário que aqui estavam presentes, impossibilita a apreciação e julgamento da mesma, respeito o posicionamento de cada parlamentar, mas por falta de quórum não julgaremos hoje, importante frisar o quanto a cobrança do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas ao pedir urgência no resultado, mas a casa legislativa vai cumprir com sua obrigação e estar agendando uma nova data para apreciar o parecer.”

O parlamentar ainda comentou sobre as demandas da população. “Nós devemos estar atentos às cobranças diárias da nossa população, ontem tive a oportunidade de estar com uns atletas do município, onde me solicitavam a cobrança quanto ao melhoramento tanto no Estádio Municipal, quanto a quadra de esportes na Cohab velha, a cada dia as pessoas tem nos procurado para buscarmos melhorias e estamos ouvindo nosso povo, resolvendo o que podemos e buscando solução para aquilo que não podemos. Quanto ao Programa Moradia Legal, é uma grande oportunidade para nossos munícipes, que trará uma maior dignidade para nosso povo que terão uma casa para chamar de sua, com escritura em cartório, um bem que ninguém toma.” – disse o presidente.

DESTAQUES

Valkíria Amando: “Diante da situação não poderia deixar de expor o que aconteceu durante a sessão, acontecer do jurídico chegar na casa e retirar vereadores de plenário é inadmissível, seu papel era explanar e defender as contas do gestor e não retirar os parlamentares do plenário, os vereadores que se retiraram do plenário promoveram um ato de covardia. O prefeito samba na cara dos vereadores e eles perderam o respeito.”

Hélio de Zefinha: “Quando a gente exerce cargo público confiado pelo povo, não podemos virar as costas e correr de uma sessão, isso é uma vergonha. O prefeito não tá preocupado com o povo que tá aí jogado, certeza que também não tá preocupado com essas contas. Quero manifestar meu repúdio aos colegas que fugiram da sessão, ocuparam seus assentos e fugiram da responsabilidade para com o povo. Mas digo uma coisa, nesse vereador aqui ninguém bota rédeas não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome