Resumo da 17ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orocó

0

Foi realizada nesta terça-feira (21/11) a 17ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 8 dos 9 vereadores.

Os vereadores que fizeram uso da tribuna apresentaram indicações e requerimentos para que serviços e ações sejam realizados no município. Os parlamentares manifestaram preocupação de como a Compesa tem tratado os clientes de Orocó, e ainda debateram sobre a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que se faz de extrema necessidade para a população, tanto em caráter educativo como na realização de serviços burocráticos em se tratando do tema.

Quanto mais me subestimam ou nos desafiam, mais força de vontade a gente tem para enfrentar os desafios.” – disse o Presidente da Casa, Ighor Crateú comentando sobre a aprovação das contas do exercício financeiro de 2021, e agradecendo a todos os servidores da Câmara de Vereadores.

O Presidente ainda comentou sobre o aumento no índice de transparência da Câmara de Vereadores divulgado pelo TCE. E ainda sobre o pedido da criação da Secretaria de Meio Ambiente para que possa emitir documentos para o povo. “Fizemos nosso papel e o Poder Legislativo de Orocó deu um salto no índice de transparência do TCE, aumentamos 45,93% pontos percentuais, um aumento bastante significativo. Quanto a criação da Secretaria de Meio Ambiente será de extrema importância para nossa gente, pois determinados assuntos e documentos, só essa pasta pode resolver, e tenho certeza que o prefeito analisará essa proposta e fazer o que estiver ao alcance para ajudar nosso povo.

Ighor falou ainda sobre a situação da Compesa em Orocó. “Moradores passam dias sem receber abastecimento, e isso é inadmissível, o povo orocoense não pode ser tratado dessa forma.

A vereadora Professora Jacielma iniciou suas palavras dizendo: “meu Deus, as estradas estão cada vez pior”, cobrando da administração municipal um cronograma de limpeza nas estradas, “pois as algarobas estão grandes e se faz necessária a limpeza urgente.” – completou. A vereadora ainda comentou sobre o Dia da Consciência Negra destacando a vivência no Território Quilombola.

Valkiria Amando, solicitou que sejam realizadas campanhas de conscientização para evitar queimadas, “principalmente no Projeto Zé Preá, pois a população tem me cobrado, já que essas queimadas tem prejudicado crianças e idosos.” A vereadora ainda comemorou a chegada e aprovação do Projeto de Lei para auxílio ao esporte municipal.

Patrício do Projeto comentou sobre o PL para prevenção e conscientização sobre queimadas no município de Orocó. Apresentou indicação a governadora Raquel Lyra para construção de creche no Projeto Zé Preá. Cobrou a limpeza da escola bem-te-vi, destacando “que até então não houve respostas da Secretaria de Obras. Peço ainda que a prefeitura responda os requerimentos e indicações dos vereadores, pois esse silêncio é uma falta de respeito, não só a nós, mas com a sociedade orocoense. E vamos conversar com o jurídico da Câmara para acionar o MP, não podem tratar o legislativo assim não.

João de Demar, disse que “a Compesa tá de brincadeira com a gente, não tem água pra nada. Nossa gente tem sofrido e não é pouco.” O vereador ainda apresentou um pedido para que a Secretaria de Agricultura atue também como Secretaria de Meio Ambiente.

Maria Eduarda Vasconcelos, comentou sobre a falta d’água na região do Posto. “A Compesa em Orocó está com falta de funcionários e organização operacional dos registros. A gente tem que ir buscar água no rio, pegar água sem tratamento pra levar pra casa, isso é o que está acontecendo em Orocó, e a Compesa zomba de nossa cara.”

Hélio de Zefinha disse que o “prefeito deixa muito a desejar, até Projetos de Lei de autoria de vereadores, não são sancionados. Cada dia que passa as coisas ficam mais difíceis em nosso município”; manifestando indignação como a Casa Legislativa é tratado pelo Executivo Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome