Resumo da 18ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orocó

0

Foi realizada nesta terça-feira (28/11) a 18ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 6 dos 9 vereadores.

Os vereadores que fizeram uso da tribuna apresentaram indicações e requerimentos para que serviços e ações sejam realizados no município. Os parlamentares manifestaram preocupação de como a Compesa tem tratado os clientes de Orocó, e ainda debateram sobre a situação.

O Presidente da Câmara, Vereador Ighor Crateú, comentou sobre sua participação no 15° Festival Cultural do Novembro Negro das comunidades do Território Quilombola Águas do Velho Chico, em Campeonato de Futsal Feminino em Cabrobó com time orocoense ficando em 2° lugar e ainda na reinauguração das novas instalações do TCE em Petrolina. O vereador ainda fez cobranças direcionadas à Compesa e comentou sobre a situação das estradas do município.

Nesses últimos dias estive participando de alguns eventos importantes para a comunidade orocoense, tive a honra de participar do 15° Festival Cultural do Novembro Negro nas comunidades do Território Quilombola Águas do Velho Chico, celebrando nossa rica cultura e diversidade. No cenário esportivo, estive presente no Campeonato de Futsal Feminino em Cabrobó, onde nosso time orocoense se destacou alcançando o 2° lugar, parabenizo todas as atletas pela brilhante competição. Além disso, prestigiei a reinauguração das novas instalações do Tribunal de Contas do Estado em Petrolina, fortalecendo os laços institucionais e reconhecendo a importância dessas estruturas para o bom funcionamento do serviço público.

No entanto, é meu dever apontar as cobranças direcionadas à Compesa, buscando soluções para desafios persistentes no fornecimento de água à nossa comunidade, o prédio da Câmara por exemplo, está há dois dias sem água, e tem gente aí com mais de quinze dias sem abastecimento, é preciso que a Compesa tome providências. Além disso, a situação das estradas do município exige nossa atenção imediata, visando garantir a segurança e mobilidade de todos os cidadãos, pois já não é fácil lidar com a agricultura, e na hora de escoar ter que enfrentar problemas com as estradas, desmotiva o homem e a mulher do campo.”

O vereador Patrício do Projeto cobrou do Secretário de Obras que “faça a reposição de lâmpadas queimadas no município, principalmente no Projeto Zé Preá, e ainda a limpeza da Escola Bem-te-vi e do dreno por trás da Agrovila 10.” O parlamentar ainda criticou a falta de respostas por parte do Executivo à pautas enviadas pelos vereadores. “É incrível a falta de compromisso da gestão municipal, pois não respondem as pautas enviadas pelo Legislativo, e o povo é quem fica sem as ações.

Professora Jacielma comentou sobre a programação dos 100 anos da Diocese de Petrolina, onde ela participou representando a Casa Legislativa na cerimônia e disse que: “Muitos prefeitos estavam presentes e receberam até medalhas, e mais uma vez, Orocó ficou de fora por conta da ausência do gestor.” A vereadora cobrou ainda a limpeza das estradas rurais: “pois os buracos estão aumentando e o mato crescendo ainda mais; durante o período chuvoso algumas localidades vão ficar isoladas. Peço ainda ao Secretário de Obras que dessa vez vá iniciar a construção da quadra no Território Quilombola, pois até então é só promessa.

A vereadora Maria Eduarda Vasconcelos solicitou da secretaria da casa, que fosse enviado ofício à Compesa: “para que seja feito um cronograma de rodízio para que a população possa se organizar, e não ficar vários dias sem água em casa. Lembrando que há localidades que estão há várias semanas sem água.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome