Resumo da 2ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orocó

0

Foi realizada nesta terça-feira (08/08) a 2ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais tem conduzido os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 7 dos 9 vereadores – as vereadoras ausentes justificaram suas faltas.

Os vereadores que fizeram uso da palavra apresentaram demandas da população de diversas localidades, falando sobre a Saúde Municipal, Esporte, Infraestrutura, situação das escolas do Projeto Zé Preá, reabertura da Agência do Banco do Brasil e Segurança Pública.

A Srª Risonia, Presidente do STR de Orocó, fez uso da tribuna para comentar sobre a Marcha das Margaridas que será realiza em Brasília e mais uma vez o STR de Orocó se fará presente, com uma delegação de 29 pessoas, composta com representantes quilombolas, indígenas, da zona urbana e várias comunidades rurais.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da casa, Vereador Ighor de Tatá manifestou preocupação com a situação do TFD, parabenizou a organização do II Campeonato Regional de Futsal de Orocó e ressaltou que o incentivo ao esporte deve ser valorizado pela administração municipal.

Expresso profunda preocupação com a situação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), pois a gente tem buscado soluções para melhorar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde em outras localidades, mas com esse problema do sem carro tá muito difícil e muitos não tem condições de arcar com a viagem. Quanto à reabertura do Banco do Brasil em nosso município, ressalto a importância do restabelecimento dos serviços financeiros essenciais para a população, pois Orocó vem amargando grandes prejuízos por não contar com uma agência.” – disse Ighor.

Parabenizo ainda a organização do II Campeonato Regional de Futsal de Orocó pelo sucesso do evento e reforço que o incentivo ao esporte não só promove saúde e diversão, mas também fortalece a identidade da comunidade e gera receita ao município. Reitero a necessidade de valorizar o esporte na gestão municipal, pois o povo de Orocó tá carente de opções de lazer e bem-estar.” – finalizou.

João de Demar, falou sobre a reabertura do Banco do Brasil em Orocó, segundo o parlamentar que esteve recentemente com o Ministro da Fazenda e com o Superintendente do BB, resta apenas a cedência de um local por parte da Prefeitura Municipal, destacando que tentou contato com o prefeito, não obtivendo respostas até então. O vereador disse que em até 30 dias a agência poderá ser reativada.

Patrício do Projeto, indicou que o TER possa está reabrindo o Posto de Atendimento em Orocó para cadastro da biometria da população. Pediu ainda ao Secretário de Obras que seja construído o muro e banheiros no Ceasa do Brígida. O vereador ainda solicitou reforço na Segurança Pública, e manifestou preocupação quanto a rumores sobre o fechamento da Delegacia de Polícia Civil de Orocó.

Professora Jacielma, manifestou preocupação em várias áreas, desde a saúde até a educação, onde a população orocoense tem se queixado da falta ou deficiência de alguns serviços públicos.

Valkíria Amando, cobrou a contratação de auxiliar de serviços gerais para o Posto de Saúde do Assentamento Alegre, a vereadora disse ter recebido informações da falta de limpeza e higiene inadequada na localidade pela ausência do profissional. A parlamentar solicitou ainda uma audiência pública sobre a Lei de Orçamento.

Hélio de Zefinha, comentou sobre o atendimento médico da Comunidade Remanso, cobrando uma maior quantidade de senhas, o vereador disse que informações dão conta que são apenas 8 senhas são disponibilizadas. Quanto a Segurança Pública o parlamentar cobrou uma maior presença de efetivo em Orocó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome