Santa Maria da Boa Vista na Campanha 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

0

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Em Santa Maria da Boa Vista as ações da campanha acontecem desde o dia 11 de maio numa programação que se adaptou a esse momento de isolamento social por conta da pandemia da COVID19.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social Alfredo Neto, “a equipe teve que reinventar a forma de fazer esse debate chegar para a sociedade boavistana, pensamos uma programação por meio de entrevistas em rádios, lives nas redes sociais, mobilização dos usuários dos serviços através de grupos virtuais. Esperamos que mesmo em isolamento permaneçamos juntos no debate – com a família, educadores, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos, universidades, mídia – para assumirmos o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.”

Ascom PMSMBV

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome