Se ainda fosse vivo como se sentiria Luiz Gonzaga ao ver as cenas de Jumentos mortos nas estradas do sertão

0

DSC03296DSC03297DSC03298DSC03300DSC03299

Luiz Gonzaga para os sertanejos o rei do baião, declarou através da letra de uma das suas musicas que o Jumento seria seu irmão. Como estaria o rei do baião a ver que ninguém faz nada para evitar a extinção da espécie que ele o considerou seu irmão. Se vivo fosse o rei do baião choraria todos os dias ao ver tantas cenas lamentáveis, em que as vitimas são aqueles que ele o declarou ser seu irmão. Os Jumentos ao longo de muitos anos serviram para os sertanejos no preparo da terra quando arrastavam arados, ou então uma carroça no escoamento da produção, ou ainda, para muitos eram o proprio alimento. Hoje, sem nenhuma serventia para o homem do campo, simplesmente, os animais que Gonzagão o tratou como irmão, foram todos abandonados nas BRs para que se virassem em busca da propria comida. Os Jumentos mesmo sendo considerados irmãos de uma das maiores inteligências em todos os tempos da historia de Pernambuco, infelizmente não sabem ler, nem tão pouco distinguir o certo do errado, ou qual o perigo, muito menos, se quem vem no volante assim como ele, também não sabe de nada.

É vergonhoso quando rodamos pelas BRs que cortam os sertões e nos deparamos com tantos Jumentos, quase que de quilometro em quilometro, encontramos corpos ou carcaças de Jumentos mortos por todos os cantos. Qual a preocupação das autoridades desse país em relação a essa questão? Será que ninguém se preocupa com essa situação? Só lembrando que mesmo se tratando dos Jumentos que um dia o rei do baião Luiz Gonzaga o considerou seu irmão, existe algo mais grave que merece uma providencia urgente, os Jumentos mortos foram vitimas de acidentes em que vidas humanas estavam envolvidas que, portanto, é mais que necessário encontrar solução, pois o caso é extremamente grave.

Na BR 428 altura do Km 27 dois jumentos em horários diferentes, no entanto, na mesma localidade, foram atingidos por veículos que não conseguiram evitar o choque. Quase 24 horas depois do primeiro acidente o jumento mais velho ainda agonizava, sem nenhuma condição de reação para se levantar. Por volta das 17:00 horas do sábado (19), o filhote foi atingido e imediatamente retirado do meio da pista por populares que passavam na hora. Há alguns metros um do outro, uma cena triste, os dois jumentos atingidos por veículos na BR 428 aumentariam, os números cada vez mais assustadores de acidentes de veículos com animais nas estradas dos sertões pernambucanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome