Secretaria Municipal de Saúde de Cabrobó promove treinamento para servidores sobre Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização

0

Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem vacinadores foram treinados para operar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) DESKTOP/WEB

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabrobó através do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), realizou nos dias 27 e 28 de agosto um treinamento sobre Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) DESKTOP/WEB, ministrado por, Eraldo Gouveia Cavalcanti, coordenador do Sistema de Informação do SI-PNI do estado de Pernambuco.

O Secretário Municipal de Saúde, Clodovaldo Gomes de Carvalho Silva explica que: “A intenção do treinamento foi tornar o sistema vigente como uma ferramenta hábil e preenchida para completar dados. Além de consolidar uma nova estratégia de informação, captação e monitoramento dos imunobiológicos enviados diretamente para o Ministério da Saúde e elevar nossa cobertura vacinal. Contamos com a presença de Eraldo Gouveia Cavalcanti que é o coordenador do Sistema de Informação do SI-PNI do estado de Pernambuco, a participação dele foi de suma importância para direcionar os coordenadores em todo processo do PNI”

O Programa Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973, oferece um conjunto ampliado de imunobiológicos. Sua implantação e implementação permitiram avanços sobre o controle das doenças imunopreveníveis pelas vacinas que constam no calendário de vacinação, as quais se não forem alvo de ações prioritárias, podem voltar a se tornar recorrentes O desenvolvimento de ações é coordenado em nível nacional pelo Ministério da Saúde – MS, responsável pela aquisição, distribuição e coordenação das ações de vacinação do PNI.

Jeane Fonsêca Cavalcanti Nunes, Enfermeira Sanitarista Coordenadora de Vigilância em Saúde explica e argumenta que: “O PNI que é monitorado pelo MS, nos permite controlar as doenças preveníveis por vacina e até mesmo erradicá-las. As vacinas trazem proteção para o organismo por meio de resistências do sistema imunológico às doenças que o atingirem, são bastante eficazes na defesa contra os agentes infecciosos. As ações de vigilância se refletem em metas/indicadores monitoradas via sistemas para que o MS visualize nossa real situação.Nossa preocupação vai além dos indicadores! Em equipe, vigiamos para evitar que uma doença chegue até nossa população, mas caso chegue mesmo que apenas suspeito, serão desencadeadas e executadas em integração intrasetorial, ações com o objetivo de impedir o aparecimento de novos casos e assim interrompermos a cadeia de transmissão da doença, ou seja, buscar a cura para o doente e evitar que mais pessoas adoeçam.

O SI-PNI é o sistema oficial para o processamento de informações relativas ao registro de imunobiológicos. Possibilita aos gestores envolvidos no Programa Nacional de Imunização, a avaliação dinâmica de doses aplicadas e do quantitativo populacional vacinado, agregados por faixa etária, período de tempo e área geográfica, bem como o controle do estoque.

Para Clístenes Pereira de Sá Torres, Enfermeiro Coordenador do PNI o: “O sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização é uma rica ferramenta para gestão e controle da cobertura vacinal. O acesso a essas informações e os dados colocados de forma correta nos mostra a situação dos faltosos, vacinas incompletas, aprazamentos, cobertura real do município e pode até ajudar aquelas famílias que perderam o cartão de vacina. A nossa intenção é tornar fidedigno as informações dadas por cada unidade de saúde, referente às vacinas para a base do Ministério da Saúde.”

A apoiadora do PNI Yngrid Lays Marques Lopes completa que: “O PNI utiliza esse sistema de informação com dados agregados, ou seja, consolida as informações das doses de vacinas aplicadas na população do município e envia esse quantitativo total ao Ministério da Saúde por meio do SI- PNI. Dados esses que avalia a cobertura vacinal, doses aplicadas e taxa de abandono.”

Em linha histórica, os dados no SI-PNI do município não vinham sendo satisfatórios, a secretária de saúde com intuito de (re) estruturar o Programa Nacional de Imunização e consequentemente elevar a cobertura vacinal visualizada no SI-PNI, buscou parceria com o coordenador do sistema de informação SI-PNI do estado, Eraldo Gouveia Cavalcanti para realizar um treinamento do SI-PNI DESKTOP/WEB para Enfermeiros e Técnicos de enfermagem vacinadores das unidades básicas de saúde do município. O objetivo do treinamento foi facilitar o entendimento dos profissionais responsáveis pelo o envio das informações no SI-PNI e melhorar a nossa cobertura vacinal que apesar de se mostrar baixa no sistema, não condiz com a realidade, ou seja, as vacinas são realizadas, porém se percebeu que há falhas para o envio dessas informações.

A Enfermeira Sanitarista Coordenadora da Atenção Básica,Carmem Diana Torres Viana Cavalcante, argumentou que: “O treinamento foi importantíssimo para nós porque foi capacitado todo o pessoal da sala de vacina e a gestão se preocupou, e viu a importância de estar funcionando com internet e com computador em todas as salas de vacinas para que a informações cheguem ao MS. Então eu acho que foi um passo grande que a gestão deu em ter trazido Eraldo para esse treinamento! E que nós esperamos que a parti daí tudo agora ande e que seja atualizado todos os dados de vacinas do município de Cabrobó.”

O curso foi um grande evento que teve início dia 27 com apresentação do instrutor Eraldo Gouveia Cavalcanti, apresentação das equipes e Coordenações Municipal de Imunizações, Vigilância em Saúde e Atenção Básica, como também a situação vacinal atual do município, em seguida apresentada a proposta do treinamento.

Durante os dois dias foi seguido um cronograma de conteúdo contemplando a contextualização (antecedentes) do sistema SI-PNI, por quê um novo sistema?  Característicasdesse novo Sistema e a instalação (passo a passo).  Na visão geral do SI-PNI, contendo módulos do sistema, segurança da informação, utilitários do Sistema e exportação / Importação de dados. Como realizar cadastro de lote (passo a passo). Em prática com os participantes realizando registro do vacinado (passo a passo), ficha de registro do vacinado, registro de vacinado / histórico de vacinação, movimento de imunobiológicos (passo a passo), ficha de movimentação de imunobiológicos, registro de movimentação de imunobiológico e finalizando com relatório.

O ministrante do curso, o coordenador do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) DESKTOP/WEB, Eraldo Gouveia Cavalcantidisse que achou muito bacana o envolvimento da vigilância com PNI, a atenção dos participantes para entender o SI-PNI DESKTOP/WEB, o quanto a gestão está preocupada em melhorar os indicadores de saúde do município, e afirmou ser uma integralidade que traz resultados positivos. Os participantes envolvidos ativos no treinamento expressaram suas opiniões.

Idaine Bione, Enfermeira da UBS PIN da área indígena considerou que: “Foi muito importante o treinamento. Eu particularmente, achei muito difícil manusear. Mas, com as orientações que foi dada, facilitou bastante. Não sabia usar outros recursos que tinha. E agora depois desse treinamento, ficou muito mais fácil. ”

A Enfermeira Ana Regina Carinhanha da Silva da UBS Cacilda Brandão do bairro Beira Rio disse que a Capacitação do SI-PNI: “Foi de suma importância, principalmente para os Enfermeiros, pois mesmo nós sendo os gerenciadores da Unidade sabemos que com relação ao atendimento de favorecimento a imunização acabamos nos distanciando, devido as demais pendências da UBS, e diante disso ficamos restringidos a atualizações de sistemas e imunos. Também nos proporcionou um acesso qualificado ao sistema de informação de imunização, proporcionando um melhor processo de trabalho.

A Técnica de Enfermagem vacinadora, Leide Dayana Gonçalves da Silva da mesma UBS confirma a fala de Ana Regina sobre aCapacitação do SI-PNI, ressaltando que: “Foi muito importante!” E pontua: “Tivemos informações bem claras sobre a atualização do sistema e dos imunos; bem como facilitou o vínculo e desenvolvimento do trabalho com a Enfermeira. Proporcionando uma assistência qualificada e informações fidedignas no SI –PNI.”

O resultado do treinamento foi perceptível logo no primeiro dia com a visualização dos dados via sistema na base do SI-PNI municipal e a elucidação das dúvidas dos profissionais como confirma Danúzia Sabrina de Araújo e Sá, Enfermeira da UBS Deoclécio do bairro Alto da Temperatura, dizendo que “Ainda havia muitas dúvidas sobre o uso do SI-PNI/Desktop, além do que a cobertura vacinal do município estava abaixo da meta. Sanou as dúvidas do uso do programa, além da preparação pro sistema SI-PNI/Web. Agora poderemos fazer um acompanhamento melhor da cobertura vacinal da UBS.”

A enfermeira da UBS João Capistrano dos Santos da Mãe Rosa, Oberlandia Rodrigues de Souza argumentou que “O treinamento foi importante, pois vai nos ajudar a ter controle melhor dos faltosos, que nós não estamos sabendo verificar no sistema e aperfeiçoar o nosso trabalho.”

Cícera Maria de Lima Araújo, técnica de enfermagem vacinadora da mesma UBS também falou o quanto treinamento será útil em sua rotina “Foi muito importante porque tirou muitas dúvidas sobre o sistema e que vai a ajudar no dia a dia do trabalho.”

Para realização do evento foi montado um laboratório de informática pela a equipe de Tecnologia de Informação-TI da secretaria de saúde na sala da Atenção Básica. Todos os funcionários da secretária se integraram para que esse evento de suma importância acontecesse, A dedicação desses profissionais fez a diferença para o acolhimento e aprendizado tanto dos participantes como do instrutor. O secretário de Saúde feliz com o êxito do evento, agradece o empenho de todos e a presença de Eraldo Gouveia como ministrante. Ao término do curso foi entregue certificado do treinamento para os participantes, organizadorese instrutor.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Cabrobó

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome