Séries, desenhos e games podem ajudar crianças no estudo do inglês

0

Expressões e piadas aproximam os estudantes do idioma falado pelos nativos

O inglês é a língua estrangeira mais buscada e estudada no Brasil e também ao redor do mundo, aponta pesquisa publicada no portal Educa Mais Brasil. Apesar disso, apenas 1% da população brasileira tem domínio fluente sobre o inglês, de acordo com relatório do British Council. O número de brasileiros que falam e entendem inglês, mas não de forma avançada, sobe para 5%, segundo a mesma pesquisa.

Dados publicados no G1 indicam que o Brasil ocupa a 60ª posição no ranking de países com melhor proficiência em inglês. Em comparação com outras 112 nações, o Brasil se encontra atrás da Argentina, que ocupa a 30ª posição, e do Chile, localizado na 47ª posição.

Começar a estudar o inglês desde jovem é essencial, pois permite um aperfeiçoamento gradual com a língua estrangeira. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, apontam que a idade ideal para iniciar os estudos de inglês para crianças é aos 10 anos, mas os pequenos podem ser introduzidos à língua antes dessa faixa.

Aprender o inglês, como qualquer outra língua estrangeira, por meio de séries, desenhos e games é uma maneira de ajudar no aprendizado, na concentração e no desenvolvimento de habilidades.

Aprendendo inglês com games

Pesquisadores da Universidade da Califórnia apontam que a curiosidade prepara o cérebro para a aprendizagem, por isso, é mais fácil entender algo quando gostamos do assunto. Os jogos se tornam instrumentos lúdicos de aprendizado da língua estrangeira, já que induzem os alunos a treinar novas frases, palavras e expressões em inglês.

Entre as opções mais tradicionais, os jogos mais antigos, como o bingo e o jogo da memória, são uma forma mais leve de se aperfeiçoar na língua estrangeira, pois ajudam a aprender números e nomes. Além desses, games que trabalham com o conhecimento de bandeiras de países possibilitam que o aluno conheça mais sobre geografia e também inglês, afinal, haverá uma assimilação entre as figuras e os nomes das nações.

Na área dos eletrônicos, Roblox é um jogo no qual há interação entre os jogadores e a reprodução de expressões idiomáticas a partir das falas dos personagens. A dica é tentar jogar experiências em inglês e configurar o jogo para o idioma, aumentando o contato e estimulando a prática da língua.

Outra opção é o Minecraft, um dos jogos mais baixados no mundo, segundo a Forbes, que acumulou mais de 95 milhões de jogadores em 2022. Nele, os jogadores participam de uma competição de sobrevivência e podem realizar construções pelo mapa. Parte das experiências é ambientada em inglês, o que incrementa o vocabulário.

Desenhos animados em inglês

Os desenhos animados também ajudam os estudantes de língua estrangeira a aprender novas expressões, pronúncias e variações regionais. Grande parte deles não possui histórias com grande nível de dificuldade, afinal, são direcionados a crianças. Por isso, pode ser interessante assistir a esses programas em inglês, como estratégia de aprendizagem.

Dora Aventureira é um desenho que demanda a atenção do espectador, pois a personagem principal precisa de ajuda para encontrar objetos espalhados pela tela. O desenho trabalha com a repetição de palavras, fortalecendo o vocabulário da criança.

Outro desenho interessante é Peppa Pig, que conta a história de uma porquinha e de sua família. Direcionado a crianças menores, o programa auxilia na aprendizagem de vocabulário e conjugação de verbos.

Pocoyo é outra opção de desenho animado que mescla diversão e educação, garantindo o fortalecimento da gramática básica. O narrador detalha oralmente os acontecimentos da trama, atraindo a atenção das crianças.

Séries para aprender inglês

As séries são opções para aprender inglês de uma maneira educativa e descontraída. A série animada Apenas um Show reproduz várias expressões idiomáticas, além de piadas que trabalham com ironia e sarcasmo.

Os diálogos da clássica série Bob Esponja exigem maior conhecimento dos estudantes de inglês, principalmente por possuírem um vocabulário mais extenso. No entanto, a série é engraçada e prende o espectador com os sotaques regionais de cada personagem.

Outras opções de séries são Gravity Falls, com enredo repleto de mistérios; As Meninas Superpoderosas, uma animação clássica e descontraída; Os Simpsons, que exige um domínio maior de inglês; Phineas e Ferb, que tem histórias divertidas e vocabulário extenso.

Antes de assistir às séries, os pais devem conferir a sinopse, as avaliações e a faixa etária recomendada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome