O desgaste do atual prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, vem contribuindo para a possibilidade de uma mulher ser eleita prefeita do município
Aleudo Benedito vai tentar a reeleição para prefeito da ‘Capital do Vaqueiro’, em seu caminho estão duas mulheres dispostas a se tornar a primeira prefeita do município. Sônia Martins, atual vice-prefeita e peça importante na construção da vitória de Aleudo em 2020. Por outro lado, a ex-primeira dama Marly Rufino, vai tentar reconquistar o comando administrativo de Serrita para a família Cecílio.
A semana começou com a confirmação de Marly Rufino assumindo a presidência do PSD em Serrita, o ato aconteceu com a presença do presidente estadual da sigla, o ministro da Pesca André de Paula. Mais do que o comando do partido no município, Marly Rufino ganhou do ministro de Lula e presidente do partido em Pernambuco, irrestrito apoio para sua caminhada rumo ao Palácio Governador Eduardo Campos.
Todavia, há quem diga que o acúmulo de gestões da família Cecílio, somado ao desgaste do atual prefeito Aleudo Benedito, pode somar em favor de Sônia Martins. Vista por toda população como uma mulher de serviços prestados, sobre tudo, aos mais necessitados. A atual vice-prefeita do município de Serrita, pode se tornar o nome como opção aos que não querem continuar e nem voltar atrás.
Por essa razão, já se comenta entre os mais ligados na política da ‘Capital do Vaqueiro’, que assim como Pernambuco fez uma escolha entre as mulheres para o Governo do Estado. O mesmo pode acontecer em Serrita, mesmo sem segundo turno, o eleitor do município sertanejo poderá optar por uma mulher para administrar a cidade nos próximos quatro anos.
Alguns municípios do sertão são atualmente administrados por mulheres, em Santa Cruz a atual prefeita está no quarto mandato. Em Floresta município com prefeita e vice-prefeita, Rorró Maniçoba vai tentar se igualar a colega de Santa Cruz em números de mandatos. Já em Dormentes que também é governado por uma dupla de mulheres, Josimara encerra o mandato este ano e sua candidata é a vice, Socorro Coelho.
Municípios do sertão administrado por mulheres: Santa Cruz com Eliane Soares; Floresta com Rorró Maniçoba; Dormentes com Josimara Cavalcante; Cedro com Marly Quental; Trindade com Helbinha e Serra Talhada com Márcia Conrado. A ‘Capital do Vaqueiro’ vive a expectativa para saber quem vai puxar a fila da vaqueirama ao lado da governadora Raquel Lyra ano que vem, se vai permanecer sendo um homem ou vai ser uma mulher.
