Foi realizada nesta terça-feira (28/02) a 3ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2023, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais, tem conduzido os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 8 dos 9 vereadores.
Os vereadores que fizeram uso da palavra destacaram demandas da população quanto a situação das estradas da zona rural, como também merenda e transporte escolar, e ainda falaram sobre a constante falta de água no município e problemas relacionados à saúde municipal.
Ighor Crateú, Presidente da Câmara, destacou no início de sua fala, muitas limitações que os representantes do legislativo tem no seu mandato, mas que é preciso que os vereadores cumpram o seu papel de legislar e de fiscalizar o poder executivo, bem como unir forças para procurar resolver os problemas municipais, porque a população tem cobrado uma resposta para as inúmeras reclamações e que sejam feitas ações para melhorar a vida do povo.
“A população tem reclamado da situação das estradas rurais, a gente continua cobrando porque uma hora vai surtir efeito. Não sou do time de quanto pior é melhor, pois quem sofre é nosso povo, nosso papel estamos fazendo, e por isso temos que ter respostas. Fui procurado por alguns servidores contratados da limpeza pública, que por medo de serem desligados da sua função, preferem não se identificar, mais que foram retirados deles o direito a insalubridade e isto está errado, quero informações porque tal medida foi tomada.” – destacou Ighor.
O Presidente ainda disse que: “Temos que ver a questão do carro do TFD do município, pois algumas famílias carentes não estão sendo atendidas, e sabemos a dificuldade financeira que todos enfrentam e ontem tive a informação que aqueles que fazem seus exames de forma particular, não tem o direito de utilizar do transporte, e isso é triste, por que muitas dessas famílias que fazem procedimentos particulares, para adiantar o resultado de um exame solicitado por algum especialista, esse valor sai do orçamento familiar e temos que buscar uma solução pra que eles tenham o direito ao transporte. Encerro minhas palavras dizendo que antes eu tinha as informações das diversas áreas municipais e trazia as informações aos pares, mas hoje estamos sem saber de nada, Por isso seguimos cobrando, pois somos cobrados constantemente pela a população.”
DESTAQUES:
Patrício do Projeto destacou que a população do Projeto Zé Preá tem sofrido com a má conservação das estradas, como também os agricultores e moradores do Território Quilombola. “Pedimos ao secretário de obras que possa tá fazendo uma visita ao projeto, porque as estradas estão ruins.”
Professora Jacielma, destacou que as estradas do Território Quilombola parecem um tapete furado. “O ônibus já chegou quebrado hoje, estão trocando os pneus agora, no horário de ir à escola, os ônibus estão sucateados e as estradas horríveis. Não estamos fazendo politicagem, estamos fazendo política e ficamos tristes porque cobramos sempre as mesmas coisas. E ontem não tinha merenda na escola, os alunos comeram bolacha com água, isso é uma vergonha.”
Valkiria Amando, falou sobre a merenda escolar e sobre assuntos relacionados à Compesa. “Vemos municípios vizinhos se esforçando para oferecer algo amais para os estudantes, e aqui em Orocó até o básico tá em falta. Tivemos na última semana uma reunião proveitosa na Compesa, e o gerente explicou a real situação do abastecimento no município, sendo preciso uma nova rede, pois a captação atual é insuficiente para a demanda.”
Hélio de Zefinha disse que os parlamentares não estão sendo ouvidos pela administração municipal. “Os vereadores não são ouvidos, nem os da situação imagina a gente da oposição, e somos cobrados pelo povo, infelizmente não temos mais o que falar para eles, cobramos todo santo dia as mesmas coisas, mas o prefeito não dar ouvidos as demandas do povo. Mas eu digo, não vamos baixar a cabeça e vamos continuar trabalhando.”
Jessica Cavalcante disse que é preciso que o secretariado compareça à Câmara e que andem mais pelo município. “Se os secretários aparecerem aqui, temos que trazer vídeos e fotos das demandas da população, porque sempre são desculpas e solução não vemos. Tem secretário que não anda no município e não conhece a situação do povo, mas nós vereadores sabemos porque a gente anda pelo município. Digo uma coisa, não sou situação nem oposição, sou pelo povo de Orocó.”
