Tradançario

0


Tradançario Cabrobó aos olhos de mundo
 
 
Tradançario é um projeto que visa verdadeiramente à valorização da cultura local e regional, difundir a cultura sem que a forma de expressão de cada um venha ser maquiada por conta da necessidade dos aplausos. Com o Projeto Tradançario que já nasceu vencedor, a jovem Professora Sheyla Lopes, abre oportunidades para os jovens de Cabrobó entrarem em um mundo onde a prioridade é a valorização humana, ao mesmo tempo em que, todos são livres para se apresentarem com suas próprias identidades culturais.  
Fomentar a dança em Cabrobó seria o despertar do âmbito cultural de diversas qualidades adormecidas em nosso povo. É patente que a cultura de uma região não morre, porém da forma letárgica que se apresenta, não interage com o jovem e fica a cada dia mais longe de desenvolver conceitos e habilidades nessas gerações sucedâneas. Figurando no eficiente cenário da comunicação, expor a nossa cultura através de alguma arte – dando como exemplo a dança – um leque de outras atividades hibernadas seria aberto: roteiros, pesquisas, figurinos, músicas, artes plásticas, etc., daí, amadores e profissionais concatenariam conhecimentos empíricos e acadêmicos para fazer e mostrar o melhor.
Nesse palco, seriam apresentados de forma contextualizada, os anseios, mágoas, medos e as alegrias da nossa gente para o mundo, pois, se um homem só, sem os recursos ora existentes levou a rica música nordestina para todo o planeta, quem sabe um grupo organizado possa imitá-lo?
O “TrandaçaRio” é um neologismo que envolve a tradição que transpõe para as nossas gerações como um legado do imaginário lendário dos beradeiros  Sanfranciscanos. Assim, essa proposta busca envolver os jovens no processo de interação do tradicional, transpondo para a recriação, fazendo uma nova leitura, como as águas do rio que nos banha e passam.
Assim, o objetivo primordial dessa apresentação é incentivar o desenvolvimento de ações sócio-educativas por meio das artes cênicas (dança), buscando a valorização da nossa identidade local, cultura genuinamente nordestina que se eternizou no folclore brasileiro. TRANDANÇARIO tem como função social, evidenciar o potencial artístico de Cabrobó, sendo esse, um municipio privilegiado com a transposição, transporemos também arte através de uma consciência cidadã. A cultura da preservação legará às futuras gerações, amor e respeito pela fonte de vida; que conheçam o Rio não somente por sua história contada e sim: Sejam parte dela.
A primeira apresentação em público do Tradançario acontecerá amanhã sabado (29), as 20:00 horas na Praça Prefeito João Freire de Carvalho, em frente a agencia do Banco do Brasil. O Tradançario tem como Professor de expressão corporal Pablo Dias, que é tambem integrante do teatro popular de arte (TPA), supervião geral é da Professora Sheyla Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome