O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de votar pela cassação do mandato do prefeito de Brejo da Madre de Deus, José Edson de Souza, do PTB. No mesmo pacote de cassação o TRE incluiu a vice, Clarisse Correia, filha do ex-deputado federal Pedro Correia.
No começo do ano, o prefeito já havia sido cassado em primeira instância, sob a acusação de abuso de poder econômico com a realização de showmício nas últimas eleições, prática vedada pela legislação eleitoral.
O julgamento havia sido interrompido no dia 11 de abril após pedido de vistas do Desembargador Agenor de Lima Filho. Com a retomada, a Corte decidiu por 3 votos a 2 pela manutenção da sentença da juíza da 54ª Zona Eleitoral, Dra. Maria Adelaide de Abreu, cassando assim os diplomas de Edson de Sousa (PTB) e Clarice Teixeira (PP), respectivamente prefeito e vice eleitos no município.
A acusação recai sobre a utilização de veículos da Prefeitura, ainda na gestão anterior de Edson de Souza, para o transporte de pessoas à festa junina “São Pedro de Seu Pedro”, onde também haviam estandes que exibiam a logomarca da prefeitura.
Os advogados alegaram ainda – exibindo, inclusive, um vídeo durante o julgamento – que discursos proferidos durante a festa pediam votos para o candidato. O evento foi realizado em período eleitoral.
O prefeito cassado pode recorrer ao TSE, em Brasília. Quem faz a defesa dele e pode recorrer é o advogado Leucio Lemos. O advogado de acusação foi Valber Agra.
Fonte: Blog do Jamildo