Vereador Cesar Durando irá homenagear ferroviários de Petrolina criando o Dia Municipal do Ferroviário

0

O vereador Cesar Durando foi procurado por familiares dos antigos Ferroviários (in memorian), para que ele crie uma lei que possa homenagear os ferroviarios, para que eles não sejam esquecidos, afinal de contas eles fazem parte da história de Petrolina, contribuíram com o desenvolvimento e progresso do município e região do Vale do São Francisco.

Antes de falar da homenagem que será feita, vamos contar um pouquinho da história da Ferrovia em Petrolina, o início e o término, quando deixou de operar.

A implantação do complexo ferroviário (estação, armazéns e residências de funcionários), a partir de 1919, impulsionou a expansão da malha urbana na direção da Estação Ferroviária, incrementando o comércio local e intensificando a vida sócio-cultural da cidade. Junto com o desenvolvimento, a ferrovia trouxe para a cidade o primeiro exemplar arquitetônico de linguagem erudita e vigente nos principais centros urbanos da época. A configuração eclética do edifício é traduzida pela simbiose entre o gosto neo-clássico e neo-colonial.

Somente no dia 1º de março de 1923 fora inaugurada pela Leste Brasileira a estação de Petrolina construída em 1922, como também as estações de Icó, Pau Ferro e Messias Lopes, atualmente Rajada. Havia a ligação férrea entre Petrolina – Teresina-PI e Paulistana-PI, tendo funcionado o último trem de passageiros e cargas entre Petrolina/Paulistana no dia 6 de abril de 1971. Em frente à mesma existe um antigo chafariz da cidade. Também acrescentar, que na proximidade da Estação Ferroviária foi construída uma vilazinha, onde morava os funcionários da Leste Brasileira.

Hoje se comemora o Dia Nacional do Ferroviario, por conta disso é que o Vereador Cesar Durando tem a honra e o prazer de parabenizar os ferroviários neste dia 30 de abril.

Cesar Durando relembra a importância dessa classe trabalhadora, que por muitos anos, teve grande participação no desenvolvimento econômico e principalmente cultural de Petrolina e região do Vale do São Francisco.

Ele ressalta que é fundamental não deixar morrer a história da ferrovia na cidade de Petrolina, pois foi através dela que o município chegou ao patamar populacional e desenvolvimento econômico atual.

O vereador disse que, os ferroviários fazem parte da cultura regional, que eles simbolizam o crescimento do Brasil, portanto trata-se de uma das mais nobres profissões do país. E que nesse sentido, pode se considerá- los como patrimônio cultural que traz à tona a história dos caminhos e dos transportes no Brasil. E não apenas pelo passado, mas pelo presente.

O Vereador Cesar Durando, se comprometeu com alguns familiares de ferroviários que irá fazer um resgate para prestar uma homenagem, irá elaborar um Projeto de Lei criando o Dia Municipal do Ferroviario, e que irá falar com o prefeito Simão Durando para saber qual a situação da Emenda Parlamentar alocada pelo ex-deputado federal Gonza Patriota, para restauração da Estação Ferroviária de Rajada.

Ele disse que, conseguindo recuperar a Estação Ferroviária vai promover uma reunião com familiares dos ferroviários, e escolher um nome para denominar o prédio. Ele também se comprometeu que vai identificar algumas vias públicas, para denominar com nomes de ferroviários já falecidos.

Ascom – vereador

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome