Vereador Diogo Hoffmann recebe pais e estudantes que almejam ingressar na universidade

0

O vereador Diogo Hoffmann recebeu na semana passada representantes dos pais e estudantes que almejam ingressar na universidade, especialmente na Univasf. Disseram que foram surpreendidos com a divulgação de uma decisão do Conselho Universitário da Univasf, que reduz significativamente a quantidade de vagas para os estudantes ingressarem na Univasf ano que vem, mediante o cancelamento de 1º semestre.

O vereador Diogo Hoffmann disse que o seu gabinete iria apresentar na próxima sessão da Câmara de Vereadores um requerimento, solicitando que o Conselho Universitário esclareça de que forma essas vagas serão cortadas e pedindo também a revogação do cancelamento do semestre ou a criação de alguma alternativa que não prejudique os estudantes.

Ressaltou que estavam falando de gente que sonha em cursar medicina, enfermagem, engenharia, administração. Gente que está estudando e se dedicando muito para ingressar na universidade. E que aquela decisão não poderia ser tomada simplesmente sem ouvir a comunidade e causando aquele prejuízo, esse dano tão grande.

Uma das mães explicou que o prazo é até o dia 15 de dezembro. E que, as universidades federais vão encaminhar para o SISU a quantidade de vagas e eles, como pais e alunos e a comunidade em geral, não poderiam ficar em prejuízo com a redução de vagas. E foi enfática em afirmar, eles dizem não à redução de vagas. E que não aceitam a redução de vagas.

Como alternativa disseram que existe outra possibilidade de ser administrado, de ser reposto ou diminuído em 85 aulas por semestre e eles não aceitam. São os seus filhos que estão há 2 e 3 anos estudando para ter direito a uma universidade grátis, uma universidade pública e eles não aceitam que sejam feitas dessa forma, simplesmente cancelar.

“Uma das representantes dos pais de estudantes colocou que muitas faculdades não vão ter direito a uma entrada. Que estão cancelando os cursos de computação, o curso de engenharia, o curso de enfermagem e reduzindo a um terço das vagas. E que eles não aceitam como pais, como classe estudantil a essa decisão da Univasf”. Justificou que o sonho não é que eles devem brincar.

Externaram ainda que eles estudam anos e anos, buscando e sonhando com a entrada em medicina, com a entrada em engenharia, com a entrada em enfermagem (que não vai oferecer vagas). Esclareceu ainda que a área da saúde é uma área que eles precisam, que está em falta no Brasil. E que estão tendo que trazer médicos de fora, da Bolívia, Peru para poder suprir essa necessidade e estão sendo diminuídas as vagas, sendo que eles sonham, os seus filhos estudarem para entrar numa universidade que pode oferecer esse acesso a todo cidadão do Vale do São Francisco.

O vereador ouviu a todos, e no mesmo momento fez uma convocação para um movimento que vai acontecer as 8h na terça-feira (12), onde pais, alunos e demais interessados estão sendo convocados para se fazerem presentes na frente da Univasf – Campus Sede Petrolina, contra a redução de vagas. Ele disse que vai estar lá, e convida toda a comunidade.

Concluiu dizendo que, iria apresentar o requerimento, pois estavam falando de um assunto muito sério, falando de algo que mexe com a vida das pessoas. Pontuou dizendo que entende que a universidade tenha a sua autonomia e ela deve ter autonomia, mas decisões como essa não podem ser tomadas com prejuízo da população. E que a Univasf existe para servir à população do Vale do São Francisco. Mais uma vez disse que iria apresentar o requerimento.

E mais uma vez afirmou, que na terça-feira estaria junto com os estudantes, dizendo NÃO à redução de vagas.

Ascom – Diogo Hoffmann

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome