Além disso, julgamento também terminou com a condenação de Daniel Silveira à suspensão dos direitos políticos.
Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (de STF) condenou, nesta quarta-feira (20/4), o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) à perda do mandato, à suspensão dos direitos políticos e a uma pena de 8 anos e 9 meses a serem cumpridos em regime fechado. Silveira foi condenado no julgamento pelos crimes de ameaça às instituições, ao estado democrático de direito e aos ministros do Supremo.
No entanto, o parlamentar foi absolvido em relação ao crime de incitação de animosidade entre as Forças Armadas e as instituições civis ou a sociedade. O STF ainda determinou o pagamento de uma multa estimada em R$ 192,5 mil acrescida de correção monetária. Os ministros acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes.
O caso de Daniel Silveira não seria assunto de grande importância para o Supremo em cenário de normalidade. Nem a imprensa elevaria o deputado de primeiro mandato à condição de político influente. No entanto, este é o primeiro julgamento sobre os ataques às instituições que marcam o governo de Bolsonaro e pode ser um demonstrativo da capacidade das instituições reagirem e fazerem cumprir as suas decisões.

Joaquim Barbosa foi indicado por Lula ao STF e botou petistas na cadeia. Agor Mendonça, indicado por Bolsonaro, vota pela condenação de um deputado bolsonarista, seguindo a coerência e justiça no seu voto. Por mais Barbosas e Mendonças em nossa Nação.