Marília Arraes já decidiu sair do PT e ainda de concorrer uma vaga no senado por outra legenda, só não anunciou qual será seu próximo endereço partidário a partir de agora. A decisão da neta de Arraes não tem nada haver com disputa interna no partido, nem tão pouco de que Marília estaria dando o troco. Conversando com pessoas bem próximas da única deputada federal de Pernambuco, todos foram enfáticos ao afirmarem que Marília estaria apenas correspondendo com as expectativas do povo de Pernambuco.
Todos os levantamentos até então realizados em Pernambuco, apontam Marília como fortíssima candidata ao senado federal. Todos os pré-candidatos ao governo enxergam o potencial eleitoral de Marília, inclusive Danilo Cabral (PSB) que o nome da Frente Popular de Pernambuco. Levando em consideração todos esses aspectos, Marília estaria apenas atendendo o clamor dos pernambucanos. Provavelmente Marília Arraes assine a ficha de filiação do Solidariedade, acredita-se, que formará chapa com Raquel Lyra.
Ao longo de sua trajetória na política, Marília tem mostrado um jeito Arraes de ser. Marília não pensou duas vezes quando teve que decidir em permanecer apoiando a presidente Dilma, que estava em campanha pela reeleição e foi reeleita em 2014. Marília aceitou a decisão do PT de retornar a Frente Popular em 2018, mesmo quando todas as pesquisas apontavam como favorita para o governo de Pernambuco. Saiu candidata a deputada foi eleita com a segunda maior votação, de quebra ainda ajudou o partido a eleger outro.
Em 2020 Marília mostrou toda sua força e quase vence a disputa pela prefeitura do Recife, mesmo com seu partido fazendo corpo mole terminou o primeiro turno no chamado empate técnico com João Campos. A diferença foi menos de 10 mil votos, apenas 1,22% de João para Marília. Ou seja, a neta de Miguel Arraes, pode ser a primeira mulher a ser eleita senadora da República pelo Estado. Lembrando que a família Arraes já governou o Estado em 5 oportunidades, nunca teve um representante no senado federal.
