Nesta terça-feira (08/03), data que é comemorado o Dia da Mulher, os profissionais da enfermagem de Pernambuco irão às ruas para pressionar que o Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece o piso salarial nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Parteiras, seja votado em regime de urgência. O texto, aprovado no Senado, aguarda encaminhamento do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, para votação.
“A enfermagem vai às ruas mais uma vez em várias cidades de Pernambuco, inclusive em Cabrobó, para dizer à sociedade e aos representantes na Câmara Federal que basta de tanto esperarem pelo piso. A enfermagem jamais faltou com o povo brasileiro e nos últimos dois anos foram nossos heróis lutando na linha de frente contra a Covid-19. Por isso peço ao povo cabroboense que abrace a causa e apoie a classe.” – disse o Presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó, Rony Russo.
De autoria do senador Fabiano Contarato, o Projeto de Lei 2564/2020 propõe a remuneração de R$ 4.750 para jornada de 30 horas semanais para Enfermeiros, de R$ 3.325 para Técnicos de Enfermagem e de R$ 2.375 para Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.
MOBILIZAÇÃO – A iniciativa é promovida pelo Fórum da Enfermagem Pernambucana composta pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe), Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e Associação Brasileira de Enfermagem – seção Pernambuco (Aben-PE).
