Um Marco Histórico – Construção do novo prédio da Codevasf em Petrolina; comentado por Aurivalter Cordeiro

0

Sabemos que há uma vida inconsciente para cada self. Haveria então um inconsciente arquitetônico, ou seja, um tipo de pensamento que direcionaria a projeção de uma obra, influenciada por várias demandas, que ela enfrentou durante sua existência.

Sim, isso é verdade desde que o prédio tenha sido projetado para esse fim.

No entanto quando ele foi aproveitado de outro Órgão Público com função diferente da inicial, já não é assim. Pois antes era apenas um o Escritório Regional da SUDENE.

Me refiro ao prédio da nossa CODEVASF, essa Empresa que é parte da arquitetura daquele bairro do centro de Petrolina, e, principalmente tem sua história ligada  a da “terra dos impossíveis” no tocante a irrigação.

Assim sendo hoje estamos assistindo a demolição do nosso prédio.

Suas paredes que hoje tombam e desaparecem, registram algumas cenas famosas, então vejamos.

Em 1964, o então Superintendente da SUDENE, veio visitar Juazeiro e Petrolina, para a escolha de uma área onde deveria ser instalada a SUDENE. Os prefeitos que o receberam foram Américo Tanuri e Jose Coelho, respectivamente. Isso se deu numa 6ª feira e, o Superintendente após reunião e caminhada com o prefeito de Petrolina, autorizou que na 2ª feira, o engenheiro Ribamar, acompanhado do Dr. Luís Augusto, à época já tinha sido prefeito anterior a Jose Coelho e estava como secretário do planejamento do município de Petrolina; iniciasse a procura e decisão da área escolhida. Depois de várias possibilidades decidiu por essa área, onde hoje se encontra nosso prédio.

A importância era tanta dessa obra que 1966 estava sendo inaugurado o prédio que constava de três unidades, quais sejam, um administrativo, um laboratório de solo, e o outro Casa da Vegetação (Viveiro de mudas). Esse era o escritório da SUDENE, sendo ela responsável pelo 1º Perímetro de Irrigação, o nosso Bebedouro.

Finalmente em 1976, a SUDENE sai de Petrolina e entra a EMBRAPA, Empresa recém criada, em 02 de abril de 1973, a nível de Brasil.

Por último após a instalação no Prédio de Mariano, no centro ao lado da Catedral, sai para esse prédio, a nossa CODEVASF, no governo do presidente João Baptista Figueiredo, cujo ministro do interior era Mario David Andreazza, como presidente da CODEVASF, Erasmo Jose Almeida e Diretor Regional Antônio Roberto de Araújo, no mês agosto de 1982. Ha exatos 40 anos atrás.

No nosso caso, estamos demolindo os nossos prédios velhos da CODEVASF; as lições foram aprendidas e registradas. Quanto ao novo prédio foi concebido a várias mãos e muitas mentes, que se inspiraram na história e se basearam em tecnologias modernas, como é o caso de energia renovável, e novos desafios no tocante a socialização das pessoas, o seu aperfeiçoamento e modernização da mão de obra, assim temos o prazer de apresentar a Petrolina a terra dos impossíveis, nosso novo prédio que compõe o nosso CENTRO DE TECNOLOGIA E APERFEIÇOAMENTO…

Obrigado a todos pela construção…

Aurivalter Cordeiro – Superintendente da 3ª SR/Codevasf

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome