Petrolina viveu na ultima terça-feira (19) um dia de expectativas por conta do retorno de Gaturiano Cigano as sessões da câmara de vereadores, o mesmo estava afastado das atividades parlamentar enquanto estava preso preventivamente na penitenciaria Dr. Edvaldo Gomes. Ele é um dos alvos da operação Errantes, que investiga crimes contra a Previdência Social cometidos por organização criminosa nos municípios de Filadélfia, no norte da Bahia, e nas cidades de Petrolina e Tabira, em Pernambuco.
Em sua fala na tribuna do parlamento municipal, Gaturiano disse que já está acostumado com as descriminações. O mesmo lembrou que é oriundo de um povo historicamente descriminado pela sociedade, o vereador é descendente de Ciganos. Quanto às investigações da Policia Federal, ele disse que está tranquilo e que confia na justiça pública. Gaturiano aproveitou e agradeceu aos amigos que manifestaram solidariedade nesse momento, também falou da decepção com muitos que viraram as costas quando ele mais precisou.
Gaturiano foi eleito pelo DEM, partido do deputado federal Fernando Filho, com a fusão ao PSL se transformou em União Brasil. O vereador de Petrolina foi um dos primeiros a se filiar a nova legenda, que tem Miguel Coelho ex-prefeito de Petrolina como pré-candidato a governador. Como se estivesse falando diretamente para Miguel, Gaturiano fez referencia aos dias que passou preso. “Estive na prisão por 40 dias, não foi mais e nem 50”. 40 é o numero do PSB, mais e nem 50, seria 44 o numero do partido de Miguel.
Ainda discursando como se estivesse pelas vias da oposição, o vereador Gaturiano Cigano cobrou informações sobre verbas destinadas aos Blogs da cidade. Ainda não dá pra fazer uma leitura mais acentuada quando a esse novo comportamento de Gaturiano, se ele retornou disposto a fazer oposição ao novo prefeito ou ao pré-candidato Miguel. Gaturiano também fez criticas a gestão municipal, quando disse que a propaganda do IPTU só mostra a beleza da orla e não a situação de quem mora na periferia da cidade.
